Macro Economia Exercícios
Dissertações: Macro Economia Exercícios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andressarj • 22/5/2014 • 2.808 Palavras (12 Páginas) • 269 Visualizações
Macroeconomia
1 – Explique as diferenças entre a macroeconomia e a microeconomia.
• Microeconomia = utilizada para análise de mercados específicos (determinação de quantidade produzida e vendida)
• Macroeconomia = visa estudar os mercados em sua totalidade sem levar em conta mercados específicos.
2 – Expliquem porque os gastos do governo podem influenciar no desenvolvimento da Economia, especialmente no caso brasileiro.
O aumento da economia depende basicamente de quatro fatores que são: consumo, investimento, gastos públicos e a balança comercial. Os gastos públicos, por exemplo, em obras, precisão de mão de obra, materiais de construção, tudo isso movimenta recursos, que tendem a aumentar a renda da economia como um todo.
Especialmente o Brasil sendo sede dos grandes eventos mundiais a sua economia está basicamente vivenciando esses quatro fatores, de uma maneira bem intensa e de certa forma preocupante. Os gastos públicos tem que ocorrer pra fazer a economia movimentar, porém muito elevados podem comprometer a saúde fiscal de uma empresa.
3 – A taxa de juros básicos da economia (SELIC) no modelo clássico vigente influencia o consumo das famílias em que aspecto? Explique no caso brasileiro o que acontece quando a taxa sobe e quando a taxa cai.
Consequentemente quanto menor os juros, o preço também reduz, aumentando o consumo. No caso do brasileiro a taxa de juros pouco influencia no consumo, tendo a facilidade de pagamento o consumo será o mesmo.
4 – Explique o problema da escassez como problema fundamental da economia.
A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Se não houvesse escassez, tampouco haveria a necessidade de se estudar economia. A escassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens (alimentos, roupas, casas etc.) e serviços (transporte, assistência médica etc.) são infinitas e ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (máquinas, fábricas, terras agricultáveis, matérias-primas etc.) à disposição da sociedade e que são utilizados na produção dos mais diferentes tipos de produtos são finitos e limitados, ou seja, são insuficientes para se produzir o volume de bens e serviços necessários para satisfazer as pessoas.
5 – Explique a revolução clássica da economia.
A economia clássica surgiu contra o mercantilismo. O pensamento mercantilista estava associado à ascensão do Estado Nação na Europa dos séculos XVI e XVII. Os clássicos atacavam dois dogmas dos mercantilistas:
Metalismo;
A crença na necessidade de intervenção estatal para direcionar o desenvolvimento do sistema capitalista.
A ação do Estado também era importante para:
Desenvolver a indústria doméstica;
Reduzir o consumo de bens importados;
Desenvolver os recursos naturais e humanos.
6 – Para a economia clássica como era vista a moeda?
Moeda tinha exclusivamente a função de facilitar as transações – como um meio de troca.
7 – Na teoria clássica explique a produtividade marginal.
É a variação na produção em função do aumento de uma unidade de um insumo específico, por exemplo. Para aumentar a produtividade, você tem que aumentar a entrada. Para usar o exemplo da fábrica de roupas, você teria que comprar mais máquinas, contratar mais trabalhadores ou encontrar algum meio de aumentar a eficiência para aumentar a produtividade. Para aumentar a produtividade, você deve aumentar a entrada. Por exemplo, uma fábrica de roupas, você deveria comprar mais máquinas, contratar mais trabalhadores ou encontrar algum meio de aumentar a eficiência para aumentar a produtividade. Para aumentar a produtividade, você tem que aumentar a entrada. Para usar o exemplo da fábrica de roupas, você teria que comprar mais máquinas, contratar mais trabalhadores ou encontrar algum meio de aumentar a eficiência para aumentar a produtividade. Para aumentar a produtividade, você tem que aumentar a entrada. Para usar o exemplo da fábrica de roupas, você teria que comprar mais máquinas, contratar mais trabalhadores ou encontrar algum meio de aumentar a eficiência para aumentar a produtividade. Para aumentar a produtividade, você tem que aumentar a entrada. Para usar o exemplo da fábrica de roupas, você teria que comprar mais máquinas, contratar mais trabalhadores ou encontrar algum meio de aumentar a eficiência para aumentar a produtividade. Para aumentar a produtividade, você tem que aumentar a entrada. Para usar o exemplo da fábrica de roupas, você teria que comprar mais máquinas, contratar mais trabalhadores ou encontrar algum meio de aumentar a eficiência para aumentar a produtividade. Para aumentar a produtividade, você tem que aumentar a entrada. Para usar o exemplo da fábrica de roupas, você teria que comprar mais máquinas, contratar mais trabalhadores ou encontrar algum meio de aumentar a eficiência para aumentar a produtividade. Para aumentar a produtividade, você tem que aumentar a entrada. Para usar o exemplo da fábrica de roupas, você teria que comprar mais máquinas, contratar mais trabalhador ou encontrar algum meio de aumentar a eficiência para aumentar a produtividade.
8 – Como agem as firmas em relação à teoria econômica clássica no mercado de trabalho.
No modelo clássico, as firmas são perfeitamente competitivas, escolhendo as quantidades a serem produzidas que maximizam os lucros; Em curto prazo, a produção só pode ser alterada por meio da variação na utilização do insumo trabalho. RMg = P; Como o trabalho é o único fator variável da produção, o CMg de cada unidade adicional de produção é o custo marginal do trabalho. A empresa que contrata mão de obra só estará disposta a contratar mais trabalhadores se os salários reais forem cada vez menores, pois sempre vai tentar pagar o salário correspondente à produtividade marginal do trabalhador adicional, que é decrescente.
9 – Explique a oferta de trabalho
...