Macroeconomia E Microeconomia
Trabalho Universitário: Macroeconomia E Microeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Arielinacio • 7/5/2014 • 4.610 Palavras (19 Páginas) • 241 Visualizações
Introdução
Este trabalho tem como objetivo demonstrar de maneira ampla, clara e objetiva ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados à macroeconomia e microeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Apresentar aos leitores alguns caminhos percorridos pela inflação brasileira, suas causas, métodos de prevenção e combate. Explorar os métodos quantitativos aplicados á gestão empresarial e suas vertentes em variados graus de complexidade, mostrar que através dos métodos quantitativos e dos conceitos estatísticos os gestores se embasam para a tomada de decisões dentro do ambiente organizacional, sugerir novos métodos, novas informações que possam ser utilizados pelos mesmos em função da melhoria nas organizações, assim também foi exposto como a ética influencia nos limites da utilização de estratégias para a conquista do público na manutenção de uma gestão ética nas organizações e que tipo de política deve ser adotado para sua manutenção, referentes ao estímulo de consumo.
Abordando a problematização do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, comparando com as ações sociais realizadas pelas empresas.
Os conteúdos citados acima juntos se entrelaçam, formando um conceito sólido e fornecendo uma visão abrangente e toda a complexidade que envolve seus desdobramentos serão objeto de detalhada análise no decorrer deste estudo.
Microeconomia e macroeconomia
Inflação
Para a economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro, é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. A macroeconomia possui um modelo fundamentado no modelo na microeconomia, esse modelo permite a compreensão do papel da política monetária possibilitando detectar possíveis fontes de instabilidade. O ciclo econômico se alterna em época de resseção e de aquecimento. Entende-se ainda por inflação o nível de atividade econômica, medido pelo produto real da economia. E se caracteriza pela alta generalizada e constante dos preços e da economia. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços, mas inflação "zero" não é o que se deseja, pois pode estar denunciando a ocorrência de uma estagnação da economia, momento em que a renda e, consequentemente, a demanda, estão muito baixas, significando alto desemprego e crise.
A inflação pode ser dividida em:
Inflação monetária
É a emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo.
Inflação de Demanda
É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.
Inflação de Custos
É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.
Índices de Inflação
A inflação possui vários índices entre eles o IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).
Na década de 90 quando Collor assumiu a presidência os Brasileiros chegaram a conviver com inflação de mais de 80% ao mês como mostra o quadro abaixo:
A inflação no país tomou grandes proporções e constantes oscilações dos preços no varejo, a fim de solucionar o problema foram criados vários planos: Plano Cruzado I, Plano Cruzado II, Plano Bresser, Plano Feijão com Arroz, Plano Verão, Plano Collor I, Plano Collor II.
Hoje convivemos com uma nova realidade, podemos dizer que a inflação esta relativamente sob controle e que a cesta básica esta acessível a todos os brasileiros, mas, com a copa de 2014 é possível que tenhamos uma mudança no plano econômico do país, pois uma reportagem afirmou que a presidente Dilma seria contra sacrificar o PIB pela inflação o que gerou polemica e preocupação em muitos brasileiros.
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (27) que houve "manipulação" dos comentários feitos por ela sobre inflação e crescimento econômico, na manhã desta quarta em Durban, na África do Sul. “Foi uma manipulação inadmissível de minha fala. O combate à inflação é um valor em si mesmo e permanente do meu governo”, afirmou.
Mais cedo, durante entrevista em Durban, ao ser questionada sobre a pressão inflacionária e o crescimento do país, Dilma afirmou: "Eu não concordo com políticas de combate à inflação que olhem a questão da redução do crescimento econômico, até porque nós temos uma contraprova dada pela realidade. Nós tivemos um baixo crescimento no ano passado e houve um aumento da inflação porque teve um choque de oferta devido à crise".
A fala foi interpretada pelo mercado como uma possibilidade de que uma alta na taxa básica de juros, a Selic, para conter a inflação, possa demorar mais a ocorrer. Reportagem retirada do portal do G1, em São Paulo, 8 de agosto de 2013.
Taxa de juros
Segundo a economia, Taxa de juros é o chamado custo do dinheiro, o que é cobrado para emprestá-lo, basicamente. A taxa de juros básica de uma economia é fixada pelo Banco Central do país, através de títulos do Governo (e não através de decretos, por exemplo).
Essa
...