Macroeconomia E Microeconomia
Artigo: Macroeconomia E Microeconomia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aycha • 13/5/2014 • 1.510 Palavras (7 Páginas) • 258 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo considerar a noção e aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do segundo semestre por meio de pesquisa sobre os temas a seguir: Macroeconomia e Microeconomia que ira abordar a inflação, taxa de juros e taxa de câmbio. Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial com as Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de Dados. Ética, Política e Sociedade.
1) Microeconomia e Macroeconomia:
Pesquise nos materiais e descreva o conceito destes três termos: Inflação, Taxa de Juros e Taxa de Câmbio.
• Inflação: é um processo no qual o nível de preços esta subindo e o dinheiro esta perdendo valor.
Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia:
Brasil tem 5ª maior inflação do G-20
Entre as 20 mais poderosas economias do mundo, o Brasil ostenta hoje a quinta maior inflação medida em 12 meses – 6,09%, conforme divulgou o IBGE nesta sexta-feira. O índice nacional fica atrás apenas dos 25,0% da Argentina; dos 10,8% da Índia; dos 8,6% da Indonésia; e dos 6,4% de África do Sul e Rússia.
O Brasil tem somente a 56ª economia mais competitiva do mundo atualmente, após perder oito posições em ranking divulgado neste ano. Para Carlos Rodolfo Schneider, coordenador do Movimento Brasil Eficiente, a inflação nacional explica em grande parte o atual momento.
“E o que explica essa inflação são os grandes gastos do governo, que investe pouco”, diz ele.
De acordo com o empresário, a atual política econômica expansionista dos últimos anos mantém nas alturas o custo Brasil – termo empregado para os estraves estruturais, burocráticos e econômicos que encarecem o investimento no País.
• Taxa de Juros: diz respeito ao custo de um crédito ou á rentabilidade das poupanças. Trata-se, por conseguinte, de um termo que permite fazer alusão ao valor, á utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo.
Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia:
Governo tem tomado medidas para reduzir os juros ao consumidor
O governo vinha tomado medidas para reduzir os juros diretos ao consumidor. A onda de cortes de juros nos bancos começou no início de abril do ano passado, com os bancos públicos, e continuou com os bancos privados.
A preocupação com os juros é que eles dificultam o crescimento da economia. Com juros mais altos, as empresas investem menos, porque fica caro tomar empréstimos para produção, e as pessoas também reduzem seus gastos, porque o crediário fica mais caro. Essa situação deixa a economia com menos força.
Por outro lado, com juros mais baixos, há mais consumo e mais risco de inflação, porque as pessoas compram mais e nem sempre a indústria conseguir produzir o suficiente. Quando há falta de produtos, a tendência é que eles fiquem mais caros.
• Taxa de Câmbio: é a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países.
Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia:
BC mantém limite para taxa de câmbio
O Banco Nacional da Suíça (SNB, em inglês) reiterou a promessa de intervir nos mercados cambiais para evitar que a moeda local ultrapasse a cotação de 1,20 franco suíço por euro, e alertou sobre o lento crescimento econômico do país. O SNB também manteve o intervalo da meta para a Libor em franco-suíço de três meses inalterada de zero a 0,25%. "Uma valorização do franco suíço comprometerá a estabilidade dos preços e terá sérias consequências para a economia suíça", afirmou Thomas Jordan, presidente do SNB.
2) Métodos Quantitativos Aplicativos à Gestão Empresarial:
Pesquise nas referências indicads pelo professor e escreva sobre os temas relacionados abaixo:
a- Medidas Descritivas
I – Medidas de Tendência Central
II – Medidas de Dispersão
III – Técnicas de Amostragem Probabilística
b- Números-Índices
c- Deflação de Dados
a) I – Medidas de Tendência Central: Média, Mediana e Moda: são utilizadas para caracterizar um conjunto de valores,representando-o adequadamente.
- A Média: é a média aritmética de uma distribuição de escores/dados. Oferece um número único, simples que fornece um resumo aproximado da distribuição.
- A Mediana: o escore de uma distribuição que indica 50° percentile. É o ponto acima do qual 50% dos escores e abaixo do qual há os outros 50% dos escores. Usado quando se quer dividir uma distribuição de escores em dois grupos.
- A Moda: o escore de maior freqüência numa distribuição. Medida de Tendência Central menos usada por oferecer menor grau de informação.
II – Medidas de Dispersão: servem para avaliar quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Serve também para avaliar o grau de representação da média. As principais medidas de dispersão são:
- Amplitude total: é a diferença entre o valor maior e o valor menor de um grupo de dados.
- Soma dos quadrados: é baseada na diferença entre cada valor e a média da distribuição.
- Variância: é a soma dos quadrados dividida pelo número de observações do grupo menos 1.
- Desvio padrão: é expresso na mesma medida das variações (Kg, cm, m³...).
III – Técnicas de Amostragem Probabilistica: envolvem o acaso, e a probablidade de seleção de um elemento é conhecida, diferente de zero e permite inferência. Os tipos de amostragens probabilísticas são:
-
...