Macroeconomia E Microeconomia
Exames: Macroeconomia E Microeconomia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: evan3 • 14/5/2014 • 1.608 Palavras (7 Páginas) • 315 Visualizações
EVAN PEREIRA DA SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
JARU/RO
2013
EVAN PEREIRA DA SILVA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho de pesquisa apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na atividade interdisciplinar individual das disciplinas: Orientador: Professores: Regina Malassise,Wilson Sanches, Marcelo Viegas, Márcia Bastos e Henry Nonaka.
JARU/RO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1-MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL 5
3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 6
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo verificar as estratégias e o planejamento de negócio da Microsoft e analisar as mudanças culturais e tecnológicas de uma empresa que tem o intuito de continuar acompanhando o desenvolvimento externo, continuando apto as tendências do mercado. Essa organização sempre procura ter grandes participações no ambiente competitivo para se estabelecer no segmento que atua, sendo uma das empresas mais valiosas da indústria de computadores.
Explorar os métodos quantitativos e qualitativos á gestão empresarial e suas diferenças, e como ela atenderá as necessidades que a Microsoft.
1-MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
A Microeconomia é um ramo da economia que estuda o comportamento dos agentes econômicos, sua preocupação é voltada em desvendar como tais agentes tomam suas decisões e como essas decisões irá refletir dentro da sociedade. A Microeconomia, por exemplo, esclarece como os consumidores fazem suas escolhas de compra, ou como as empresas decidem produzir, e de que forma as decisões interfere na formação dos preços no mercado. O mercado é visto como o objeto de estudo da Microeconomia, devido à forma como os agentes econômicos interagem formando alianças ou como os preços se formam, ela nos ajuda a entender as diferenças entre os diversos mercados existentes, suas características e como os concorrentes interferem nas estratégias e decisões um dos outros.
Já a Macroeconomia estuda os chamados agregados da economia. O objeto de estudo está relacionado ao campo da Ciência Econômica, sendo eles freqüentemente encontrados na mídia, seja em jornais, revistas e telejornais, através das matérias realizadas por jornalistas e comentaristas econômicos. As análises e notícias que aparecem na mídia, pela sua freqüência e importância, fazem parte de nosso cotidiano.
Assim, as pessoas e as empresas, que sabem que são afetadas pelas variáveis, se interessam e realizam suas próprias avaliações sobre os cenários macroeconômicos e suas realidades podem ser influenciadas pelas variáveis. Os meios de comunicação, por exemplo, noticiam o comportamento das variáveis da seguinte forma: Renda Nacional (PIB): quando um determinado jornal noticia qual o valor do PIB no último trimestre e qual seu crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior; revela quanto de riqueza foi gerada no país. Taxa de Desemprego: quando um determinado apresentador de telejornal anuncia a magnitude da taxa de desemprego e se essa taxa é maior ou menor do que a do mesmo período do ano anterior; mostram, de forma agregada, quantas pessoas no país estão, involuntariamente, sem emprego etc.
A inflação define-se como um processo persistente e relativamente generalizado de aumento dos preços em vigor numa dada economia, observado ao longo de um dado período de tempo. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo: No inicio do governo Dilma, em janeiro de 2011, a grande promessa do governo foi o corte de gastos, além da elevação da cotação do dólar e também das taxas de juros para conter a inflação. Desde o ano de 2009, período final do governo Lula, as metas fiscais não foram cumpridas e não foram atingidas em 2010.
A taxa de juro é o custo de utilização do dinheiro é o preço pago por alguém que lhe foi cedido por outra pessoa. Por exemplo: O aluguel pago pela obtenção de um dinheiro emprestado ou mais amplamente, é o retorno obtido pelo investimento produtivo do capital.
Taxa de câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda, a taxa de câmbio está definida de forma indireta quando o preço de uma unidade monetária de moeda nacional em unidades monetárias de moeda estrangeira, por exemplo: taxa de câmbio da EUROPA OU ESTADOS UNIDOS está definida em termos indiretos para os habitantes da zona Euro ou Dólar, pois manifesta o preço de uma unidade monetária nacional, o euro, em unidades monetárias de moeda estrangeira, o dólar. Portanto, o câmbio é uma das variáveis mais importantes da macroeconomia, sobretudo no que se refere ao comércio internacional.
2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL
Este método é composto por três colunas: Medidas Descritivas, Números-Índices e Deflação de dados. Dentro das medidas descritivas há três divisões, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão e Técnicas de Amostragem Probabilística.
Medidas descritivas: exibem um conjunto de dados de forma organizada e sucinta, utilizando as suas estatísticas. Uma das ferramentas são as medidas de tendência central, que lida com dados numéricos que observa as tendências
...