TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maneira de entender o homem como pessoa

Projeto de pesquisa: Maneira de entender o homem como pessoa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1.1 Sociedade da informação e do conhecimento 4

2.1.2 Benefícios da Sociedade da Informação. 4

2.1.3 Os problemas da sociedade da informação e do conhecimento.........................4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O banco HSBC foi condenado a pagar indenização de R$ 67.500.000,00, por danos morais e coletivos, por ter espionado 152 colaboradores entre os anos de 1999 e 2003. A decisão do juiz Felipe Calvet, da 8ª Vara do Trabalho de Curitiba, foi divulgada pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) . A ação civil pública foi ajuizada pelo MPT-PR, que recebeu a denúncia da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Créditos do Estado do Paraná e do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Curitiba e Região, no dia 8 de agosto de 2012.

O objetivo principal deste trabalho é evidenciar o modo de entender o ser humano enquanto pessoa, devidamente reconhecida, respeitada e valorizada em seu papel profissional, desempenhado no ambiente empresarial, em que atua. O funcionário é um dos suportes mais importantes de uma empresa, uma base de sustentação . Atuar de forma socialmente responsável com o público interno significa mais do que respeitar os direitos garantidos pela legislação. Isso é imprescindível, mas também é necessário investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional, assim como oferecer sucessivas melhorias nas suas condições de trabalho. É preciso ainda respeitar as culturas locais e manter um relacionamento ético e responsável com as minorias e com as instituições que representam seus interesses.

2 DESENVOLVIMENTO

Com sede em Londres, a HSBC é uma das maiores organizações bancárias e de serviços financeiros no mundo. A rede internacional do HSBC compreende cerca de 7.200 escritórios em 85 países e territórios na Europa, região Ásia-Pacífico, Américas, Oriente Médio e África, oferecendo uma gama completa de serviços financeiros a indivíduos, empresas e instituições. No total, o HSBC atende a mais de 85 milhões de pessoas e quase 3,6 milhões de clientes comerciais. Para atender as necessidades destes clientes, o HSBC emprega cerca de 300.000 funcionários que falam mais de 100 idiomas. No entanto o banco foi condenado a pagar indenização por ter espionado 152 colaboradores entre os anos de 1999 e 2003.

A acusação afira que o banco atuante no Brasil contratou uma empresa particular para investigar 152 funcionários que haviam pedido afastamento por motivos de saúde. Foram encontrados, segundos o MPT, dossiês com uma descrição detalhada da vida desses trabalhadores, incluindo informações de saída e chegada ás suas casas, antecedentes criminas, informações sobre familiares, a empresa investigou pessoas de vários estados brasileiros. Os funcionários do banco eram seguidos e abordados com disfarces, como de entregador de flores e de pesquisador, que mexiam nos lixos e entravam na casa filmando e fotografando.

Através da investigação da rotina de seus trabalhadores, o banco pretendia verificar se algum empregado afastado por doença recebia benefício previdenciário indevidamente. Ou seja, se estivesse apto para o trabalho ou realizando outras atividades remuneradas.

Com a duvida de estar sendo lesada, o banco acaba esquecendo do valor de seus colaboradores, de sua ética, assim mais do que ofendendo, agredindo a moral de pessoas. Os princípios éticos devem compor a base da cultura de uma empresa, orientando sua conduta e fundamentando sua missão social.

Ao tentar sanar seus problemas, apelaram para a investigação, ato imoral de gestores dessa empresa que passaram por cima da ética, moral, direitos humanos, esquecendo que a forma correta de se agir seria procurar órgãos públicos, assim seria feito um trabalho de forma clara sem manchar o nome da empresa, pois esse feito denegriu a imagem de uma forte empresa bancaria, que será olhada com outros olhos.

Segundo o banco HSBC, é uma empresa consciente de seu papel na sociedade e segue uma série de princípios e valores que garantem um padrão ético, justo e responsável no tratamento dos negócios. Artigos publicados, dizem ao contrario.

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. Assim uma empresa que preza por seus costumes, falha com pessoas que são de muita importância para o bom trabalho, agridem os direitos humanos, invadem sua privacidade, limitando o ir e vir de cada um. Existem varias formas de se apurar uma suspeita de fraude, a partir do momento que gestores suspeitam de farsas, com toda a razão devem procurar uma saída, de um ato que esta gerando problemas para o banco.

Além disso nunca podemos esquecer que estamos lidando com pessoas, que infelizmente nem sempre são honestas em seus interesses, pois, estes nem sempre contemplam o bem maior a todos, podendo ter oculto o desejo de criar seu próprio universo, gerando falcatruas, isso fazendo que a empresa tome medidas não aceitáveis. Assim o cuidado em avaliar cada indivíduo,, pois em meio a pessoas diferentes, tudo pode acontecer.

2.1.1 – Sociedade da informação e do conhecimento

Primeiro, a organização usa a informação para dar sentido às mudanças do ambiente. A empresa vive em um mundo dinâmico e incerto. Precisa garantir um suprimento confiável de materiais, recursos e energia. O segundo uso estratégico da informação é aquela em que a organização cria, organiza e processa a informação de modo a gerar novos conhecimentos por meio do aprendizado. Novos conhecimentos permitem à organização desenvolver novas capacidades e melhorar os processos organizacionais. O terceiro uso ardiloso da informação é aquela em que as organizações buscam e avaliam informações de modo a tomar decisões importantes . Na teoria , toda decisão deve ser tomada racionalmente , com base em informações completas sobre os objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com