Manipulção E Transporte De Acidentados
Dissertações: Manipulção E Transporte De Acidentados. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: misaellima • 10/4/2013 • 3.266 Palavras (14 Páginas) • 1.635 Visualizações
Sumário
Introdução, 02
Manipulação e transporte de acidentados, 03
1. Manipulação, 04
1.1 Técnicas de manipulação, 04
1.1.1 Rolamento de 90º, 04
1.1.2 Rolamento de 180º, 06
1.1.3 Rolamento de 270º, 07
1.1.4 Elevação a cavaleiro, 08
1.1.5 Retirada de capacete, 09
1.2 Técnicas de transporte, 10
1.3 Técnicas de instalação de colar cervical (paciente deitado), 11
1.4 KED (Kendrick Extrication Device) colete de imobilização, 12
1.5 Chave de rauteck, 15
Bibliografia, 16
Introdução
O trauma e as emergências clínicas são responsáveis anualmente por várias mortes e sequelas irreparáveis aos acidentados. Por isso a nobre missão de salvar requer conhecimentos técnicos e específicos de primeiros socorros, pois o bombeiro e o socorrista é a pessoa mais importante no primeiro atendimento fora do hospital, diminuindo as complicações que poderiam prolongar a recuperação ou resultar na incapacidade definitiva do acidentado. Logo este trabalho visa enumerar três diferentes formas de manipulação de um acidentado; executar corretamente a técnica de imobilização e transporte de um paciente, utilizando pranchas longas; executar corretamente a técnica de retirada de capacete e executar corretamente a extricação veicular com o emprego do KED (Kendrick Extrication Device) colete de imobilização.
MANIPULAÇÃO E TRANSPORTE DE
ACIDENTADOS
OBJETIVO:
Ao final deste trabalho, vocês deveram ser capazes de:
1. Enumerar três diferentes formas de manipulação de um paciente.
2. Executar corretamente a técnica de imobilização e transporte de um paciente, utilizando pranchas longas.
3. Executar corretamente a técnica de retirada de capacete.
4. Executar corretamente a extricação veicular com emprego do KED (Kendrick Extrication Device).
1. MANIPULAÇÃO
É a movimentação justificada de um paciente a fim de evitar um mal maior.
1.1 Técnicas de manipulação
- Rolamento de 90º.
- Rolamento de 180º.
- Elevação a cavaleiro.
- Retirada de capacete.
- Imobilização de fraturas.
- Extricação veicular.
1.1.1 Rolamento de 90º
Técnica empregada para posicionar o paciente na prancha, quando este se encontrar em decúbito dorsal.
Técnicas para sua execução:
1. O auxiliar n.º 1 deverá posicionar-se atrás da cabeça do paciente, com os joelhos apoiados no chão para melhor estabilidade, segurando, firmemente, as laterais da cabeça do paciente, mantendo o alinhamento da coluna vertebral.
2. O auxiliar n.º 2 deverá posicionar a prancha do lado oposto ao rolamento, junto ao paciente, enquanto o chefe posiciona o braço do paciente, do lado que for efetuado o rolamento, acima da cabeça do paciente ou posicionando-o em um ângulo de 90° em relação ao seu corpo, e o outro braço do paciente cruzado ao tórax.
3. O chefe e o auxiliar n.º 2 posicionam-se na altura do tórax e cintura pélvica, respectivamente, apoiando suas mãos ao longo do corpo do paciente do lado oposto ao que estão posicionados. O chefe coloca uma mão no ombro e a outra próxima à coxa do paciente. O auxiliar n.º 2 posiciona uma mão na lateral da cintura pélvica e a outra logo abaixo do joelho.
Posicionamento da equipe para rolamento de 90°.
4. O auxiliar n.º1 pergunta aos demais se estão prontos, após receber o sinal de positivo (OK), efetua a contagem para execução do rolamento devendo movimentar o paciente em monobloco.
5. O chefe avalia a região dorsal do paciente em busca de possíveis lesões, após a avaliação, juntamente com o auxiliar n.º 2, posiciona a prancha o mais próximo possível do paciente.
Rolamento em monobloco com inspeção do dorso do acidentado.
6. O auxiliar n.º 1, após o posicionamento correto da prancha, efetua novamente a contagem para posicionar o paciente sobre ela, observando a necessidade de reposicionamento do paciente.
Posicionamento da prancha com reposicionamento do paciente.
7. O chefe e o auxiliar n.º 1 efetuam a fixação da cabeça do paciente, a fim de evitar movimentos laterais, com o uso de apoiadores. Após a fixação da cabeça, o paciente é fixado à prancha com o uso de três tirantes ao
...