TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De Economia

Ensaios: Manual De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Macroeconomia I

Preparação prévia – Resumo das páginas 302 à 305 – Livro “Manual de economia”

O texto começa falando que quando se atribui valores monetários (dinheiro) a diferentes coisas, elas se tornam de mesma natureza e podem ser agregadas de modo a se mensurar o comportamento da economia de um país inteiro num determinado tempo.

A menção do dinheiro é importante porque atribui o movimento de troca entre o vendedor e o comprador, no qual o vendedor abre mão do objeto e o comprador do dinheiro. E essas duas operações foram uma identidade, já que uma não pode existir sem a outra.

O texto define o que é valor bruto da produção, que é o valor total da produção, o valor de tudo que foi produzido, inclusive daquilo que foi utilizado como insumo na produção de outros bens. E que a forma mais direta de se chegar ao valor do produto da economia é considerar somente o valor dos bens finais produzidos, ou seja, sem os valores intermediários da produção.

O texto comenta também de três óticas de averiguar e mensurar qual foi o produto de uma dada economia num determinado período. Uma delas é a ótica da despesa ou do dispêndio, que é a visão que avalia o produto de uma economia considerando a soma dos valores de todos os bens e serviços produzidos no período que não foram destruídos ou absorvidos como insumos na produção de outros bens e serviços.

A ótica do produto é a avaliação do produto total da economia, que consiste na consideração do valor efetivamente adicionado pelo processo de produção em cada unidade produtiva, informação que obtemos ao deduzir do valor bruto da produção de cada unidade produtiva o valor de seu consumo intermediário.

Pela ótica da renda, podemos avaliar o produto gerado pela economia num dado período considerando o montante total das remunerações pagas a todos os fatores de produção (trabalho e capital) nesse período.

Para finalizar, o texto fala que a identidade "produto = dispêndio = renda" significa que, se quisermos avaliar o produto de uma economia num dado período, podemos somar o valor de todos os bens finais produzidos, ou somar os valores adicionados em cada unidade produtiva, ou somar as remunerações pagas a todos os fatores de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com