Mapa Conceitual LDB 9394/96 Artigo 62
Ensaios: Mapa Conceitual LDB 9394/96 Artigo 62. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrifaela • 23/4/2013 • 2.142 Palavras (9 Páginas) • 4.548 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Projeto Multidisciplinar
Adriana Lucia Oliveira da Silva RA: 2326413005
Andrea Cristina Cruz RA: 2320375591
Angelita aparecida da Silva RA: 2301302026
Isabel Cristina Gonçalves Dias Morillo RA: 2307357888
Magali Gomes Riso RA: 2304295442
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar II”, sob orientação do professor-tutor a distância Rita de Cássia Medeiros Gomes
Santo André
2012
A Importância do jogos e das brincadeiras na Educação Infantil
O brincar é um direito da criança e este direito é reconhecido em declarações,
convenções e leis, como mostram a Convenção sobre os Direitos da Criança de 1989, adotada
pela Assembleia das Nações Unidas, a Constituição Brasileira de 1988 e o Estatuto da Criança
e do Adolescente de 1990. Todos são conquistas importantes, que colocam a ação de brincar
como prioridade, sendo direito da criança e dever do Estado, da família e da sociedade. Essa é
uma questão legal e aceita por todos. Porém muitas crianças não brincam, enquanto outras
brincam pouco. E as razões desse não brincar se manifesta de diversas formas.
Muitas crianças perdem o direito de brincar nos primeiros anos de sua infância por
deficiência física ou mental, ou por estarem hospitalizadas e há outras ainda, que trabalham
para ajudar os mais velhos no sustento da família, e outros motivos que levam o “furto” da
infância e o direito do brincar.
A ausência do brinquedo, entretanto, não as impede de brincar, pois elas usam a
imaginação. Contudo, sabemos que o brinquedo é um suporte material que facilita o ato de
brincar.ir um papel na sociedade, precisa brincar assumindo papéis reais como mamãe, professora, papai, etc.
O brinquedo tem uma intrínseca relação com o desenvolvimento da criança, pois é ele que proporciona o maior avanço na capacidade cognitiva dela, fazendo com que ela possa se apropriar do mundo real, dominando conhecimentos, relacionando-se e integrando-se culturalmente.
Brincando a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adulto.
Brincar é uma necessidade básica assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação;
• Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento
• que é muito importante a brincadeira na vida da criança, pois ajuda no seu desenvolvimento integral e na sua interação social.
• É no brincar que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva que depende de motivações internas, ou seja, muitas vezes um objeto tem maior força motivadora que um brinquedo, por exemplo: uma folha de árvore pode se tornar dinheiro ou, até mesmo, comidinha.
• Enquanto a criança brinca, ela vai compreendendo, a sua maneira, o que faz parte desse mundo, esforçando-se para agir como adulto.
• Essas ações fazem com que a criança amadureça e se torne um adulto capaz de transpor obstáculos e que saiba solucionar problemas com maior facilidade.
• Portanto a brincadeira torna-se muito importante para todas as crianças, pois é assim que a criança se relaciona com o meio físico e social de onde vive, começando dessa forma sua aprendizagem, que vai desde o momento em que ela nasce até a sua morte.
• O jogo enquanto ferramenta de aprendizagem vai se desenvolver de forma positiva, se o educador souber trabalhar adequadamente com ele. É sabido que muitos veem este tipo de atividade como atividade de disputa, onde há perdedores e ganhadores e uma grande parte dos docentes dissemina este conceito errôneo que se tem desta atividade. Quando se trabalha o corpo, a ludicidade e o jogo, desenvolvemos diversas potencialidades como a criatividade, o prazer, a interação entre as pessoas, a cooperação, entre outras.
• “ Brincar é a fase mais importante da infância- do desenvolvimento humano neste período- por ser a autoativa representação do interno- a representação de necessidades e impulsos internos.” (FROEBEL, 1912, pp. 54-)
Os jogos na concepções de alguns autores
Para Piaget (1978), a origem das manifestações lúdicas acompanha o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se sucede da mesma maneira para todos os indivíduos. Outro conceito essencial da teoria sobre o jogo é a relação deste
...