Maquinas Hidraulicas
Artigo: Maquinas Hidraulicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ary58 • 25/3/2015 • 459 Palavras (2 Páginas) • 835 Visualizações
Maquinas hidráulicas (bombas e turbinas)
Considerando que as máquinas hidráulicas são equipamentos que operam transformação de energia, elas podem ser classificadas segundo o sentido desta transformação. Caso a transformação de energia seja de energia hidráulica para energia mecânica, elas são chamadas de turbinas. Porém se a transformação for ao inverso, elas são chamadas de bombas e compressores ou ventiladores.
Quando o fluido que sofre a transformação de energia mecânica em energia hidráulica é um liquido, denomina-se esse conversor como uma bomba. Quando o fluido é um gás, a máquina hidráulica denomina-se compressor ou ventilador.
Devido ao fato de operarem uma transformação da energia hidráulica em mecânica, as turbinas possuem a energia hidráulica na entrada superior à energia na saída, pois elas retiram energia do escoamento. Já nas bombas, por operarem uma transformação de energia no sentido inverso, a energia na entrada inferior à energia na saída.
Existem vários tipos de maquinas hidráulicas, tais como; turbo-maquinas, rodas de agua, bombas de êmbolo, ejetores, etc.
As turbo-maquinas apresentam como característica comum o rotor, peça principal na transmissão de energia, cuja denominação provem do latim turbo,inis “o que gira em torno”. Essa categoria de maquinas hidráulicas se divide em três: motoras, receptoras e transmissoras.
As turbo-maquinas motoras ou turbinas recebem a energia do escoamento e a tornam disponível em seu eixo para acionamento de outra máquina. O eixo poderá estar ligado mecanicamente à fonte de consumo, como por exemplo um moinho de moagem de cereais ou, caso a fonte de consumo não esteja próximo, ele está conectado a um gerador de energia elétrica para a sua transmissão sob forma de energia elétrica.
As turbo-maquinas receptoras ou bombas transferem, para o fluido que as atravessa, a energia recebida em seu eixo, aumentando a carga do escoamento.
As turbo-maquinas transmissoras recebem a energia externa em um eixo, transferindo-a para outro eixo por meio da energia hidráulica. Essas maquinas são consideradas como associações de bomba e turbina e são encontradas nas embreagens de determinados veículos pesados ou de maquinas estacionarias de grade potência.
Para se definir a potência consumida (ou produzida) por uma máquina hidráulica, num ponto qualquer da corrente liquida, a carga hidráulica é dada por: H= Z+V²/2g+p/y , logo, a potência fornecida ou absorvida por uma máquina hidráulica introduzida no escoamento sera igual a diferença entre as cargas na entrada e na saída da mesma multiplicada pela vazão ponderal e expressas, para o caso de turbinas e bombas, pelas seguintes expressões:
P = Y.Q(H entrada – H saída) ou ainda P = y.Q.Ht no caso de turbinas
P = Y.Q(H entrada – H saída) ou ainda P = y.Q.Hb
Como as maquinas hidráulicas possuem um rendimento, a potência gerada(turbinas) ou consumidas (bombas deve ser calculada por:
P gerada = y.Q.HT.nT no caso de turbinas
P consumida = (y.Q.HT)/nB no caso de bombas
...