Mar Morto
Exames: Mar Morto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marina112238913 • 26/11/2014 • 254 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
A história se passa no Cais da Bahia, onde viviam os marinheiros, e um dos mais antigos era Seu Francisco que criava o sobrinho Guma, lhe ensinando as leis do mar. Guma, com o tempo, tomou conta do navio chamado Valente. A fama de Guma no cais ocorreu em uma noite de tempestade, onde Guma salvou um navio que iria naufragar. Depois disso, Guma conheceu Lívia, uma das moças mais bonitas do cais, casou-se com ela e foram morar com Seu Francisco, onde ao lado deles foram morar Rufino (um grande amigo de Guma) e Esmeralda sua esposa.
Viviam muito bem, até que Guma envolveu-se com Esmeralda que o perseguia, Rufino descobriu, matou Esmeralda e depois se matou de desgosto. Logo depois, Lívia descobriu que estava grávida. Guma, com remorso de ter traído Rufino e Lívia, pegou o Valente e foi para o mar e bateu nas pedras. Não morreu, mas o Valente ficou totalmente destruído.
Lívia teve o filho que se chamava Frederico e Guma estava feliz com o filho, mas ao mesmo tempo arruinado por ter perdido seu Valente. Sem escolha, começou a contrabandear seda para os árabes.Mas já havia comprado outro valente.
Numa dessas viagens, o filho de um dos árabes tinha ido junto para Porto de Santo Antônio, mas caiu no mar. Guma pulou no mar e conseguiu salvá-lo, mas morreu com seu ato de coragem. Lívia ficou com Frederico e o Seu Francisco, e tomaram conta do saveiro apenas com a lembrança de Guma que ficará na memória do cais.
...