Marca
Trabalho Universitário: Marca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilinhafonseca • 2/12/2012 • 743 Palavras (3 Páginas) • 1.024 Visualizações
1.1 INTRODUÇÃO
Tem sido muito comum a discussão sobre Gestão de Marcas atualmente nas empresas, existe pouco conhecimento sobre o assunto. Com isso, todos têm opinião, muito se fala, mas pouco se sabe sobre o assunto. Sendo assim, o nível de conhecimento sobre o tema dentro das empresas, tem sido muito desigual. A construção de uma marca em um ambiente competitivo depende da mobilização de todos os colaboradores de uma empresa. Além disso, é necessário que sejam identificados as principais alternativas para o fortalecimento das marcas da empresa.
Após a intensificação do debate sobre a importância das marcas, ocorrida nos Estados Unidos na década de 90, o termo "Brand Equity" passou a fazer parte do cotidiano das organizações. Infelizmente a compreensão do correto significado do termo e o entendimento dos recursos que formam uma marca forte ainda é privilégio de uma minoria. Para empresas que atuam em mercados competitivos, com linha de produtos diversificada ou com várias marcas, o sistema de gerência de produtos e marcas é uma das alternativas organizacionais mais bem sucedidas.
2.1 O QUE É MARCA
Produto e qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para aquisição, consumo, uso ou atenção com o intuito “de satisfazer a um a necessidade ou desejo”.
O produto é algo feito na fábrica; a marca é algo que é comprado pelo consumidor. O produto pode ser copiado pelo concorrente; a marca é única. O produto pode ficar ultrapassado rapidamente; a marca bem sucedida é eterna. A Marca também é a denominação, forma ou desenho que auxilia na identificação de um produto ou empresa.
Uma questão que aflige muitos executivos é a decisão de Sistema de Marcas. São cada vez mais frequentes dúvidas como: devo trabalhar com uma única marca ou várias, em caso de várias marcas com marcas independentes ou endossadas, qual o limite de extensão para a minha marca?
A construção de uma marca forte passa necessariamente pela definição de um posicionamento claro e diferenciado, que deverá orientar todo o processo de construção da marca.
3.1 CRIAÇÃO DE MARCAS FORTES
Marcas sustentáveis que geram um maior valor a longo prazo, tanto para a companhia, quanto para o consumidor e a sociedade.
3.1.2 CRIAR ASSOCIAÇÕES DE MARCAS CAPAZES DE:
• Definir posições de mercado,
• De persistir durante longos períodos de tempo,
• De resistir à concorrência agressiva,
• De gerar interesses a um consumidor cada vez mais saturado, incrédulo e critico.
4.1 OS DESAFIOS DA MARCA:
Antes :
Satisfação = qualidade funcional , preenchimento emocional
Hoje:
Satisfação = auto- realização resultante do processo de compra
Satisfação = rentabilização do custo dispendido/risco tomado
5.1 A GESTÃO DA MARCA
A Marca é a sua identidade perante o mercado. É o seu nome, o termo, o sinal, composto por símbolo ou desenho, uma linguagem visual que tem como objetivo identificar os seus produtos e serviços com o público que anseia por comprá-lo.
...