Matematica Financeira 1 E 2 Etapa
Trabalho Escolar: Matematica Financeira 1 E 2 Etapa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilarolemberg • 2/12/2013 • 3.081 Palavras (13 Páginas) • 342 Visualizações
INTRODUÇÃO
O mundo globalizado nos mostra cada vez mais a necessidade de informações e, para tanto, é necessário o conhecimento básico que possibilita o entendimento de conceitos mais apurados.
Este raciocínio é o que norteia a Matemática Financeira que se preocupa com o estudo do valor do dinheiro no tempo, sendo uma base de conhecimento, pois fornece as ferramentas necessárias ao desenvolvimento das diversas teorias existentes.
Todo investidor busca a melhor rentabilidade de seus recursos, e para que se possa medir o seu retorno faz-se necessária a aplicação de cálculos financeiros que possibilitam a tomada de decisão e a gestão financeira das empresas. Grandes corporações têm investido muitos recursos no desenvolvimento de profissionais capacitados a entender e buscar as melhores opções de negócios. E dentro deste mundo financeiro iremos dá ênfase as aplicações financeiras, onde o capital pode ser pago ou recebido de uma só vez ou através de uma sucessão de pagamentos ou de recebimentos.
Sabemos que Matemática Financeira é a parte da Matemática que estuda o comportamento do dinheiro no tempo, ela busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro levando em conta a variável tempo, isto é, o valor do dinheiro no tempo. E dentro deste contexto constatamos a importância das séries de pagamentos uniformes, que são utilizadas sobremaneira no mercado pelas financeiras através, principalmente, dos empréstimos pessoais conhecidos como CDC (Crédito Direto ao Consumidor), além é claro do comércio de forma.
02
MATEMÁTICA FINANCEIRA
A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um Fluxo de Caixa.
CAPITAL
O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em inglês usa-se Present Value (indicado pela tecla PV nas calculadoras financeiras).
JUROS
Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva. Os juros podem ser capitalizados segundo dois regimes: simples ou compostos.
JUROS SIMPLES
O juro de cada intervalo de tempo sempre é calculado sobre o capital inicial emprestado ou aplicado.
JUROS COMPOSTOS
O juro de cada intervalo de tempo é calculado a partir do saldo no início de correspondente intervalo. Ou seja: o juro de cada intervalo de tempo é incorporado ao capital inicial e passa a render juros também.
O juro é a remuneração pelo empréstimo do dinheiro. Ele existe porque a maioria das pessoas prefere o consumo imediato, e está disposta a pagar um preço por isto. Por outro lado, quem for capaz de esperar até possuir a quantia suficiente para adquirir seu desejo, e neste ínterim estiver disposta a emprestar esta quantia a alguém, menos paciente, deve ser recompensado por esta abstinência na proporção do tempo e risco, que a operação envolver.
O tempo, o risco e a quantidade de dinheiro disponível no mercado para empréstimos definem qual deverá ser a remuneração, mais conhecida como taxa de juros.
A maioria das operações envolvendo dinheiro utiliza juros compostos. Estão incluídas: compras a médio e longo prazo, compras com cartão de crédito, empréstimos bancários, as aplicações financeiras usuais como Caderneta de Poupança e aplicações em
03
fundos de renda fixa, etc. Raramente encontramos uso para o regime de juros simples: é o caso das operações de curtíssimo prazo, e do processo de desconto simples de duplicatas.
TAXA DE JUROS
A taxa de juros indica qual remuneração será paga ao dinheiro emprestado, para um determinado período. Ela vem normalmente expressa da forma percentual, em seguida da especificação do período de tempo a que se refere:
8 % a.a. - (a.a. significa ao ano).
10 % a.t. - (a.t. significa ao trimestre).
Outra forma de apresentação da taxa de juros é a unitária, que é igual a taxa percentual dividida por 100, sem o símbolo %:
0,15 a.m. - (a.m. significa ao mês).
0,10 a.q. - (a.q. significa ao quadrimestre)
CALCULADORA HP12C
Inventada pela empresa Hewlett-Packard (HP), a calculadora financeira HP 12C é uma calculadora financeira programável, construída em 1981, que utiliza cálculos envolvendo juros, amortizações, valores presente e futuro, taxas de retorno, fluxos de caixa, porcentagem, etc. Uma calculadora excelente que possibilita que todos os financistas de calcular rapidamente qualquer análise financeira. Porém, vários fatores influenciam na dificuldade em que os profissionais e estudantes encontram na compra dessa calculadora, como complexidade em seu domínio e na demanda de tempo que ela exige para aprendizagem que, em alguns casos, exigem cursos específicos. Além dessa dificuldade, outro fator influenciável é o seu custo.
Em relação à sua aplicabilidade, a calculadora possui um atributo muito diferente das demais calculadoras. Na verdade, a maioria das calculadoras da HP possuem alguns atributos que confundem bastante seus utilizadores.
04
Esse atributo é o método RPN, conhecido como "Notação Polonesa Reversa", em que consiste em colocar os dados inicialmente para depois colocar os recursos que pretende-se usar. Por exemplo, quando fazemos um cálculo qualquer, colocamos "1+1" e temos o resultado que queremos. Na Notação Polonesa Convencional, utiliza-se "+ 1 1". Já na HP 12C, o método utilizado é a Notação Polonesa Reversa (Reverse Polish Notation - RPN), em que insere-se primeiramente os valores para depois colocar os recursos a serem usados: "1 1 +".
Então, essa ferramenta demonstra ser um pouco confusa inicialmente, mas é importante porque na utilização de dados financeiros complexos, permite-nos alcançar valores que demandariam enorme tempo para serem utilizados em cálculos no papel ou até mesmo na calculadora científica convencional (casio). Os estudantes principalmente na área de Administração
...