Matematica Financeira Etapa 3
Monografias: Matematica Financeira Etapa 3. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: elinyjanaina • 12/9/2014 • 2.778 Palavras (12 Páginas) • 272 Visualizações
Etapa 3- Silvana
Conceitos de Avaliação de um ativo:
O Valor de um ativo (o valor presente de todos os futuros fluxos de caixa esperados, durante um período de tempo relevante) assim como uma ação ordinária ou um título, é influenciado por três fatores principais:
- Fluxo de caixa do ativo
- Taxa de crescimento do fluxo de caixa
- Risco ou incerteza do fluxo de caixa
Quanto mais o fluxo de caixa tende aumentar, mais aumenta o preço do ativo,se o fluxo de caixa se tonar incerto, o preço declina. Essas relações são fundamentais para a avaliação de um ativo. Sendo assim cabe ao diretor financeiro aumentar seu fluxo de caixa tanto quanto possível, controlando riscos.
O fluxo de caixa uma ação ordinária ou ação preferencial é mensurado pelos seus dividendos anuais e pelas alterações nas cotações de seus preços. Fluxo de caixa de um título, que é uma obrigação de dívida a longo prazo, emitido por um tomador de empréstimos é uma quantia de juros recebida pelo detentor do título e ano acrescido da alteração em seu preço.
Avaliação de Títulos:
O governo toma empréstimos do mercado, emitindo títulos governamentais para cobrir seu déficit público.
As corporações emitem títulos para captar recursos necessários à expansão de suas operações.
A quantia de juros a ser recebida é chamada de taxa de cupom.
Como determinar o valor de um titulo:
1º Calcular o valor presente dos pagamentos de juros
2º Calcular o valor presente do valor do face
3º Somar os dois valores presentes
Avaliação de Ações Preferenciais
Os acionistas preferenciais recebem um dividendo fixos das companhias emitentes a intervalos regulares. As ações preferenciais não tem data de resgate portanto, os dividendos pagos por essa ação podem ser considerados uma perpetuidade. O valor da ação preferencial também pode ser determinado
descontando o valor presente de seus dividendos em um período infinito de tempo:
VP = D _ + D _+ D _ + _+ D_
(1 + K)1 (1 + K)2 (1 + K)3 (1 + K)
Em que:
VP = valor de mercado da ação preferencial
D = dividendo constante
K =Taxa de retorno
Avaliação da Ação Ordinária
Os compradores da ação ordinária investem na propriedade da companhia emitente, isto é, tornam-se proprietários da companhia. Os dividendos das ações ordinárias não são garantidos. A política de dividendos de cada companhia depende da lucratividade da empresa e da disponibilidade de fundos.
O preço da ação ordinária é determinado principalmente por três fatores:
-Os dividendos anuais
-O crescimento dos dividendos
- Taxa de desconto.
A taxa requerida de retorno é a taxa que irá descontar os dividendos futuros. Se a companhia tiver alto nível de risco, os investidores preveem uma alta taxa requerida de retorno. Para encorajar os investidores a investirem seus recursos num negócio arriscado, uma compensação mais alta deve ser oferecida.
Cálculos de Retorno Esperado (Ks) e Modelo Gordon
Calcular o Retorno esperado (Ks) para esses investimentos, por meio do modelo de Gordon para calcular o preço corrente da ação, considerando as seguintes alternativas:
Companhia A: o Beta é 1,5, o retorno da carteira de mercado é de 14%, título do governo rende atualmente 9,75%, a companhia tem mantido historicamente uma taxa de crescimento de dividendos
β = 1,5
Rm = 14% = 0,14
Rf = 9,75 0,0975
D1 = 6
g = 6 = 0,06
Ks = ?
...