Matemática Aplicada
Casos: Matemática Aplicada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hayminy • 24/3/2015 • 1.799 Palavras (8 Páginas) • 193 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO CRISTALINA – GO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
Bruna Penna de Moraes Souza RA: 418146
Hayminy Milena da Silva Santos RA: 424758
Maiara Sabadin Vaccaro Fachinello RA: 7758681610
Reginaldo Alves de Melo RA: 419509
Renata Lima Bandeira de Moraes RA: 431747
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
MATEMÁTICA APLICADA
Cristalina – GO
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO CRISTALINA – GO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
Bruna Penna de Moraes Souza RA: 418146
Hayminy Milena da Silva Santos RA: 424758
Maiara Sabadin Vaccaro Fachinello RA: 7758681610
Reginaldo Alves de Melo RA: 419509
Renata Lima Bandeira de Moraes RA: 431747
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
MATEMÁTICA APLICADA
Trabalho de conclusão da disciplina
Matemática Aplicada, examinado pela
Universidade Anhanguera, como requisito
parcial de avaliação da disciplina
da professora Mônica Satolani e do
tutor presencial Jefferson Alves
Cristalina – GO
2014
ETAPA 1
Dentro do Anexo I temos algumas questões a serem resolvidas, logo abaixo transcreveremos as demais questões e em seguida, classificaremos com quais conteúdos matemáticos podemos resolvê-las.
Atividade 1 - Escreva a função Receita para cada turno de aulas (manhã, tarde, noite e final de semana). Depois, calcule o valor médio das mensalidades e escreva outra função Receita para o valor obtido como média.
Atividade 2 - Escreva a função Custo da escola que dependerá de escrever a função Salário dos professores. Utilize variáveis diferentes para representar o número de alunos e o número de grupos de 20 alunos que poderão ser formados.
Atividade 3 – Obtenha a função lucro e o valor informado pelo gerente no cadastro da escola.
Atividade 4 – Obtenha a função que determina o valor das prestações do
financiamento do custo dos computadores e elabore tabela e gráfico para: 2, 5, 10, 20 e 24 prestações.
Atividade 5 – Obtenha a função que determina o valor total para pagamento do capital de giro.
Atividade 6 – Conselhos do contador – o que o grupo diria ao Dono da Escola?
Para a resolução destas atividades aos quais nos remetem a situações do cotidiano de uma empresa, no caso exposto, o de uma escola. Identificamos que podemos resolver essas questões usando função do 1ª e do 2ª grau, lém de algumas funções exponenciais, afinal teremos muitos cálculos que buscam encontrar função receita, função custo, função lucro...
ETAPA 2
Passo 1
Função Polinomial do 1º grau: Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de R em R dada por uma lei da forma f(x) = ax+ b, em que a e b são números reais dados e a é diferente de zero.
Na função f (x) = ax + b, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado de termo constante. O coeficiente x, a, é chamado de coeficiente angular da reta (0x) e o termo constante, b, é chamado coeficiente linear da reta (0y).
Função Polinomial do 2º grau: Chama-se função quadrática, ou função polinomial do 2º grau, qualquer função f de R em R dada por uma lei da forma f(x) = ax² + bx + c, em a,b e c são números reais e a é diferente de zero.
O gráfico de uma função polinomial do 2º grau, y = ax² + bx + c, com a diferente de 0, é uma curva chamada parábola. Que se a for maior que zero, a parábola tem concavidade voltada para cima e se a for menor que zero, a parábola terá concavidade voltada para baixo.
Função Receita: diz respeito a o faturamento bruto de uma empresa, dependendo do resultado das vendas de um determinado produto.
Função Custo: tem haver com os gastos efetuados por uma empresa na produção ou compra de determinado produto. O custo é dividido em duas partes: o custo fixo e o custo variável. A expressão que determina a função custo é a seguinte: C(X) = Cf + Cv onde Cf custo fixo e Cv é custo variável.
Função Lucro: é a diferença entre a função receita e a função custo. Se o resultado for positivo, houve lucro; se for negativo, houve prejuízo. Se a receita for igual ao custo podemos concluir que não houve lucro.
Passo 2
Resolução da Atividade 1:
Teremos como função receita:
(R é a receita, p é o preço e x o número de alunos)
R = px
Manhã: R = 200 x 180 = 36.000
Tarde: R = 200 x 200 = 40.000
Noite: R = 150 x 140 = 21.000
Final de Semana: R = 130 x 60 = 7.800
Calculando o valor médio das mensalidades, deveremos somar todos os valores das mensalidades em seus respectivos turnos e dividir pela quantidade de turmas que no caso são 4 ( manhã, tarde, noite e final de semana).
Teremos que a R = 200 + 200 + 150 + 130 = 680 esse valor dividido por 4 encontraremos
...