Materiais E Equipamentos Hospitalares
Artigos Científicos: Materiais E Equipamentos Hospitalares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivian.stocco • 20/10/2013 • 2.609 Palavras (11 Páginas) • 1.218 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Tecnologia em Gestão Hospitalar
Gestão de Materiais e Equipamentos Hospitalares
São Paulo/SP
2013
Gestão de Materiais e Equipamentos Hospitalares
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Gestão Hospitalar da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
São Paulo
2013
1. Introdução
Razão Social: Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Ambulatório Médico de Especialidades “Dr. Geraldo Borroul”, Secretaria da Saúde de São Paulo - CGC: 62.779.145/0012-42 localizada na Rua Martins Fontes nº 208 - Consolação S.P - CEP: 01050-906. Ambulatório de Especialidades foi projetado pra promover atenção humanizada para os pacientes do SUS. Sua meta é a realização de 22.000, consultas/mês. Possui 289 funcionários da administração direta e 60 terceirizados pela empresa prestadora de serviço Dalkia e 06 funcionários da Logimed, responsável pelo almoxarifado. Fora os profissionais da Santa Casa, os estagiários em Medicina e os residentes que prestam atendimento na unidade.
Especialidades: Otorrinolaringologia, Ortopedia, Clínica Médica, Cirurgia, Odontologia, Ginecologia, Mastologia, Nutrição, Psicologia, Radiologia, Endoscopia, Cardiologia, Pneumologista, Psicologia. Possui um Laboratório de Coleta, Farmácia e Assistente Social.
O sistema de gerenciamento de equipamentos e materiais hospitalares tem uma suma importância devido aos colaboradores que estão envolvidos diretamente ou indiretamente. Podemos ressaltar da importância de como vão ser gerenciados os itens citados acima e bem como quem vai executa lós, devem ser profissionais capacitados cada um de sua área especifica.
Na área de manutenção de gerenciamentos de equipamentos, nos dias de hoje não basta ter um gama de profissionais que consertam o devido equipamento e sim ter um conhecimento de sua aquisição, valor, tempo de duração, conhecer bem a parte técnica e também o seu funcionamento, obtendo com isso a qualidade do serviço prestado, e como proceder, passando para os demais profissionais da saúde, a importância de como utilizar de maneira correta, os equipamentos. Os principais objetivos do gerenciamento dos equipamentos são: segurança, confiabilidade, disponibilidades e controle de custos.
Para isso os técnicos e os profissionais envolvidos nesta área são de suma importância os treinamentos, com as devidas empresas que adquiriram os equipamentos, para poder estar apto a qualquer duvida que possa surgir com o s demais profissionais envolvidos, como médicos fisioterapeutas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e também os profissionais de almoxarifados na hora de receber e estocar qualquer tipo de equipamentos. Pois cada um tem seus cuidados especificados e suas particularidades.
2. Desenvolvimento
Em 1986, devido à demanda de novas tecnologias, cada vez mais procurada na área hospitalar e o aumento diversificado dos equipamentos hospitalares, surgiu o profissional desta área específica “Engenharia Clínica.” O profissional conhecido como tecnólogo, responsável por este setor de gerenciamento de equipamentos médicos, para poder desenvolver um ótimo trabalho conta com profissionais, técnicos de eletrônica, técnico de equipamentos médicos e um auxiliar administrativo.
Processo Interno da Engenharia Clínica
Compra de equipamentos, recebimento dos equipamentos, conferência e instalação do mesmo, testes de desempenho, cadastro dos equipamentos do sistema de gerenciamento, treinamentos para os profissionais envolvidos, elaboração de planos de manutenção, preventivas, corretivas, preditivas, segurança elétrica, controle de qualidade, normas de seguranças e desempenho para as equipes envolvidas, suporte documental, para programas, de qualidade: ONA, ISSO e PNGS, Acreditação: Processo de avaliação externa, elaborada a partir de padrões, normas estabelecidas acordadas entre as partes, em resumo podemos ressaltar que o hospital tende a atender as normas estabelecidas, para ter um ótimo desempenho no gerenciamento dos equipamentos e com isso obtendo a qualidade para o paciente envolvido.
Inventário
O gerenciamento dos equipamentos médicos dentro de uma unidade hospitalar se da através do inventário. E neste programa que podemos ter o controle dos equipamentos na sua totalidade.
Marca do equipamento
Modelo
Fabricante
Data da compra
Recebimento da nota fiscal
Data da realização e testes de aplicação
Custo
Numero de série
Patrimônio
Código da engenharia clínica
Programa de Gerenciamento de Equipamentos
Equipamento Marca Modelo Setor Critici MP_Interna Mp_Externa Calibração SE Contrato
Monitor Dixtal DX-2510 CC 3 06 meses Anual Anual Não
Desfibrilador Life CC 4 06 meses Semestral Semestral Sim
Bisturi Wem HF-120 CC 3 06 meses Semestral Anual Sim
Oximetro Dixtal DX-2515 CC 3 06 meses Anual Anual Não
Programa de Aquisição dos Equipamentos
Monitor Data/compra Empresa Treinamentos Profissionais Número-se ANVISA
Dixtal mar/08 Dixtal Sim Enfermeiros 050W07599 1029349006
...