Equipamentos de gestão de materiais e hospitalares
Tese: Equipamentos de gestão de materiais e hospitalares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mvivialencar • 3/6/2014 • Tese • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 610 Visualizações
Gestão de Materiais e Equipamentos Hospitalares
A primeira aborda a gestão estratégica de suprimentos e a segunda, a gestão de equipamentos, ambas debatendo de maneira sistêmica o planejamento, a aquisição, o recebimento, o armazenamento, as políticas de descarte, além dos tópicos específicos de cada tema, sempre com a finalidade de tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão.
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NOS HOSPITAIS.
MONITOR CARDÍACO;
•ELETROCARDIÓGRAFO;
•RESPIRADOR MECÂNICO;
•BOMBA DE INFUSÃO
•CAMA FOWLER
• CARRO DE EMERGÊNCIA;
•MATERIAL PARA ENTUBAÇÃO ENDOTRAQUEAL ADULTO/ INFANTIL/ NEONATAL;
•*OXÍMETRO DE PULSO;
•*CONJUNTO DE NEBULIZAÇÃO EM MÁSCARA;
•*CONJUNTO PADRONIZADO DE BEIRA DE LEITO:
•-TERMÔMETRO;
•-ESFIGMOMANÔMETRO;
•- ESTETOSCÓPIO;
•- AMBÚ COM MÁSCARA.
MATERIAIS:
Compressa de gaze
Compressa para curativo
Creme contra Assaduras
Creme de proteção para as mãos
Cubas
Malha tubular
Máscara
Tubo de Látex
Tubo de Silicone / Ventilação
Vaselina Líquida
Xylestesin
Aparelho de Tricotomia
Aspirador Nasal
Ataduras
Aventais
Bacias
Balde de lixo Inox
Bandeja Antisséptica
ELENCAR QUATRO MATERIAIS:
Curativo, tubo de látex, atadura crepom, bandeja antisséptica;
CURATIVO:
Curativo: é um procedimento utilizado para a limpeza, proteção e tratamento das lesões.
O curativo consiste no cuidado dispensado a uma região do corpo com presença de uma ruptura da integridade de um tecido corpóreo.
Tubo de Látex:
Látex é uma dispersão estável (emulsão) de micropartículas poliméricas em meio aquoso, e pode ser natural ou sintético.
Atadura Crepom:
É uma tira de pano de qualquer largura ou comprimento, que serve para fixar curativo-proteção contra fatores externos nocivos-, dar suporte a membro lesado, corrigir defeitos ou agir como hemostático-deter hemorragia e favorecer a circulação.
Bandeja Antisséptica:
A Assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias. A Antissepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com antissépticos.
ELENCAR QUATRO EQUIPAMENTOS:
Reanimador Ventilatório
A ventilação pulmonar ou respiração é o renovamento do ar contido nos pulmões de modo espontâneo e por ação dos músculos respiratórios, músculos intercostais e sobretudo o diafragma. Em medicina e em biologia, o termo «respiração» designa a produção de energia pela célula, a denominação de ventilação pulmonar é preferível a
Respiração para evitar confusões. É feita em dois tempos: a entrada do ar nos pulmões quando se dá a inspiração, e a saída do ar quando se dá a expiração.
Cânula Orofaríngea ou Guedel
É um dispositivo destinado a manter pérvia a via aérea superior em pacientes inconscientes ou com rebaixamento do nível de consciência. Introduzida em vítima consciente ou em estupor, pode produzir vômito ou laringe espasmo.
É necessário cuidado na colocação da cânula, porque a inserção incorreta pode empurrar a língua para trás, na faringe, e produzir obstrução de via aérea, manifestada por troca insuficiente de ar, indicada por tosse ineficaz e fraca, ruídos respiratórios estridentes, dificuldade respiratória acentuada e até mesmo cianose (cor azulada de pele, unhas e lábios).
Monitor Cardíaco
A frequência cardíaca pode ser medida, de forma manual, em qualquer lugar do corpo onde pode ser detectada a pulsação arterial. Nestes locais existem artérias que transmitem o pulso para superfície da pele. Podemos medir a frequência da pulsação arterial pressionando estes locais com os dedos indicador e médio e, frequentemente, as artérias também são comprimidas contra tecidos subjacentes como ossos, por exemplo. Esta medição não deve ser efetuada com o dedo polegar, pois sua forte pulsação arterial pode interferir na correta percepção do pulso aferido.
Macas
Maca é uma viatura devidamente adaptada para o serviço do Corpo de Bombeiros, com capacidade de transportar guarnição e equipamentos necessários para o atendimento a ocorrências de atendimento pré-hospitalar, tais como transporte de pessoa ferida, vítima de disparo de arma de fogo, parturiente e outros traumas, do, ou para o local de tratamento.
Em alguns locais existe uma forma modificada de ambulância usada apenas para o transporte rápido de uma equipa médica a um local de uma
...