Mecanica Dos Fluidos
Dissertações: Mecanica Dos Fluidos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: evercazula • 3/10/2013 • 884 Palavras (4 Páginas) • 649 Visualizações
Sumário
Objetivo 2
Etapa 1 3
Passos 4
Passo 1 4
Passo 2 4
Passo 3 4
Passos 11
Passo 1 11
Passo 2 11
Passo 3 12
Passo 4 13
Bibliografia 14
Objetivo
Serão aplicados nas etapas a seguir os conceitos de mecanismos articulados, análise de engrenagens com relação aos esforços e vibrações mecânicas, os quais são as bases de uma boa compreensão para projetos e fabricação.
Na seqüência serão utilizados os conceitos de balanceamento estáticos de eixos e rotores, para embasar e solidificar os conhecimentos adquiridos pelo aluno através da aplicação prática dos tópicos iniciais da disciplina Mecânica Aplicada.
A equipe formada por alunos deverá elaborar e entregar ao professor um conjunto de relatórios técnicos com o conteúdo em cada etapa do desafio.
O desafio desta ATPS terá como objetivo integrar o aluno na área de Mecânica Aplicada, que serão desenvolvidas durante o semestre letivo.
Etapa 1
Aula-tema: Cinemática dos corpos rígidos.
Esta atividade é importante para você obtenha o conhecimento necessário para a aplicação das equações de cinemática vetorial.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passos
Passo 1
Faça uma pesquisa sobre os conceitos desta etapa na biblioteca utilizando o livro de Mecânica
Dinâmica – HIBBELER, R. C. 8ª ed. Rio de Janeiro: Editora S.A, 2000. Pesquise também na bibliografia complementar Mecânica Aplicada às Máquinas – MUCHERONI, M. F., São Carlos: Editora da EESC, 1997.
Passo 2
Faça a leitura do documento apresentado no link sugerido a seguir e compare com os passos 1 a 4 desta etapa.
Sites sugeridos para pesquisa:
• Modelagem e Simulação Computacional de Mecanismos. 2005. Disponível em:
<http://www.dem.feis.unesp.br/cdrom_creem2005/pdf/trabalhos_completos/ee08.pdf>.
Acesso em: 09 mai. 2011.
• Cinemática I-10. Disponível em: <http://www.mspc.eng.br/mecn/cin_110.shtml>. Acesso
em: 09 mai. 2011. Cada componente do grupo deve apresentar um relatório detalhado de
cada item do passo descrito a seguir.
Passo 3
Faça as atividades descritas a seguir.
Esquematize o vetor velocidade;
Velocidade - Cada mecanismo não é apenas um transformador de movimento, mas também, transformador de potência, definida como produto de força e velocidade, ou, para o movimento de rotação, como produto de momento das forças (externas) para velocidade angular. A partir da velocidade conhecida e da potência desenvolvida pode-se determinar as forças atuantes necessárias para o dimensionamento das peças de um mecanismo. A análise trata, pois, da verificação daexatidão de um desejado diagrama de velocidade. A solução deste problema cinemático exige, muitas vezes, uma situação repetitiva para, através da análise,
comprovar a aproximação mais adequada do diagrama almejado;
O espaço percorrido pela partícula, durante um período, é o comprimento da circunferência que, vale 2πR, onde R é o raio da trajetória. Como o movimento é uniforme, o valor da velocidade será dado por:
v = distância percorrida / tempo gasto no percusso logo, v = 2πR / t
A relação entre o ângulo descrito por um ponto qualquer e o intervalo de tempo gasto para descrevê-lo é denominado velocidade angular da partícula.
Representando a velocidade angular por temos
= /t
A velocidade definida pela relação V = d/t, que já conhecemos, costuma ser denominada velocidade linear, para distingui-la da velocidade angular que acabamos de definir.
Observe que as definições de V e são semelhantes: a velocidade linear se refere à distância percorrida na unidade de tempo, enquanto a velocidade angular se refere ao ângulo descrito na unidade de tempo.
A velocidade angular nos fornece uma informação
...