Mecânica Aplicada
Trabalho Universitário: Mecânica Aplicada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvana.1 • 12/6/2014 • 355 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
Resumo de mecânica aplicada
Três leis de Newton
Primeira lei
Um ponto material permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo com velocidade constante, se nenhuma força agir sobre ele. Está lei faz parte dos conceitos da estática.
Segunda lei
Um ponto material submetido a uma força F experimenta uma aceleração a de mesma direção e sentido de F, com módulo proporcional a intensidade F da força lei relaciona o movimento acelerado de um ponto material às forças nele agentes.
Se uma força F conhecida é aplicada a um ponto material, a aceleração a do ponto pode ser medida.
Força e aceleração são diretamente proporcionais, a constante de proporcionalidade, m, pode ser determinada considerando-se a razão m=F/a².
Escrevemos a segunda lei de Newton
F = m.a (Equação do movimento)
Lei de Newton para a atração gravitacional, lei que governa a atração mútua entre dois pontos materiais.
F= G. (m1.m2)/r²
F=intensidade da força
G= constante gravitacional, G= 66,73(10¯¹²)m³/(kg.s²)
M = massa dos respectivos corpos
r = distância
Terceira lei
As forças mútuas de ação e reação entre dois pontos materiais tem mesma intensidade, a mesma reta de ação e sentidos opostos.
Fórmula do peso
W ou P
W=m.g unidade (N)
G = 9,81 m/s²
Massa e peso
Massa é uma propriedade da matéria pela qual podemos comparar a resposta de um corpo com aquela do outro, se manifesta como atração gravitacional entre dois corpos e fornece uma medida quantitativa da resistência da matéria a mudanças em sua velocidade, é uma quantidade absoluta.
O peso não é uma quantidade absoluta ,pois ele é medido em um campo gravitacional e seu módulo depende do lugar onde é medido.
Equação do movimento
Quando mais de uma força age em um ponto material, a força resultante é determinada pela soma vetorial de todas as forças :
FR = ∑F
Equação geral do movimento
∑F=m.a
Sempre que se aplicar a equação do movimento, será necessário que as medidas de aceleração sejam realizadas num referencial newtoniano ou referencial inercial, esse tipo de referencial não gira, ele é fixo ouse translada com velocidade constante (aceleração nula), para garantir que a aceleração seja a mesma quando medida em dois referenciais diferentes.
...