Mecânica Dos Solos
Projeto de pesquisa: Mecânica Dos Solos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscilaheart • 8/1/2015 • Projeto de pesquisa • 480 Palavras (2 Páginas) • 248 Visualizações
INTRODUÇÃO
O Saber Ambiental desafia as ciências em suas bases mais sólidas, pois, uma vez que necessitam de uma analise interdisciplinar das relações natureza-sociedade, coloca as certezas dos paradigmas absolutos e imutáveis sob a incerteza de suas próprias certezas. Assim “o Saber Ambiental se produz numa relação entre a teoria e a práxis” . A práxis segundo Paulo Freire é a teoria do fazer, ou seja, para alcançarmos o Saber Ambiental, devemos exercitar nossa práxis em torno de nosso próprio fazer pedagógico diário.
DESENVOLVIMENTO
A construção de uma racionalidade ambiental constitui um processo político e social. Se a racionalidade capitalista está dominada por mecanismos formais e instrumentais, a racionalidade ambiental deve contar com conteúdos teóricos e substantivos, que incluam valores oriundos da diversidade étnica e cultural. Resultante de um conjunto de normas, interesses, valores, significações e ações, a racionalidade ambiental não é nem a expressão de uma lógica de mercado ou da natureza, nem de uma lei do valor e do equilíbrio ecológico. Essa racionalidade é conformada pelos processos sociais que transbordam suas atuais estruturas. Isto se deve ao fato de que essa racionalidade ambiental é constituída e constituinte do saber ambiental que se estende para além do campo de articulação das ciências, para abrir-se ao terreno dos valores éticos, dos conhecimentos práticos e dos saberes tradicionais.
O Saber ambiental pode ser definido como um processo de formação constante onde um conjunto de ações, efetivas e concretas, possibilitam auxiliar os educandos na construção de conhecimentos sobre o meio em que vivem e, assim, sensibilizá-los sobre as causas e as consequências dos problemas ambientais encontrados no seu espaço geográfico. Portanto essa preocupação precisa ser despertada no educando a partir do seu entorno, das relações que mantém em sua vida, das características locais, permitindo o uso de exemplos vividos para que eles compreendam os fatos a partir de sua realidade e percebam como seu espaço é importante para o conjunto da sociedade.
CONCLUSÃO
O conceito de desenvolvimento sustentável, que levaria teóricamente a uma sustentabilidade ambiental, nada mais é do que uma maneira de ecologizar a economia, na tentativa de eliminar a contradição entre o crescimento econômico e preservação da natureza. Essa resignificação da relação destrutiva do capitalismo, que se encontra em sua “fase ecológica”, com a natureza, através do discurso do desenvolvimento sustentável, faz-se necessária
...