Mediação familiar
Artigo: Mediação familiar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcosandrefder • 8/11/2014 • Artigo • 522 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
Mediação familiar
A mediação familiar é um processo ao qual o casal em instância de divorcio recorre a fim de ele próprio resolver o seu conflito de uma forma mutuamente aceitável, permitindo-lhe alcançar um acordo familiar justo e equilibrado que complete os interesse de todos, sobretudo os das criança.
O Instituto cuida para que todos os pais, depois da separação mantenham o convívio intenso e frequente com os seus filhos e não fiquem lesados no seu acordo de separação.
Mediação Escolar
A escola apresenta-se como local privilegiado de socialização e, portanto, propício ao desenvolvimento de sentimentos, afetos e emoções que podem em determinado momento gerar conflitos em que o diálogo cotidiano não seja capaz de solucionar. Quando isso ocorre percebe-se a necessidade de que sejam tomadas providências para que essa situação conflituosa não se deteriorize vindo a tornar-se um ato de violência.
Diante dos conflitos é necessário que a escola desenvolva ações preventivas e curativas no intuito de tornar as relações e o ambiente escolar harmonioso, por meio da prática do diálogo e da mediação dos conflitos. Desse modo a mediação de conflitos na escola se apresenta como uma proposta de pacificação, oferecendo aos sujeitos envolvidos no conflito a possibilidade de solucioná-lo ou amenizá-lo por intermédio de ajuda especializada.
Mediação comunitária
A falta de diálogo e de compreensão entre as pessoas tem provocado o distanciamento entre elas e o fortalecimento do pensamento individualista, onde há uma preocupação exclusivamente com o seu próprio bem-estar. Qualquer desavença, por mais simples que seja, pode dar ensejo à prática de um crime. Essa intolerância e falta de respeito ao outro também advém dessa ausência de comunicação. É nesse contexto que nasce a mediação comunitária como meio de resolução de conflitos.A contribuição da mediação, enquanto meio democrático, participativo e inclusivo na resolução de conflitos, para a cidadania e para a dignidade humana implica em relacionar as características de sua prática (inclusão social, valorização do ser humano, empatia) e os seus efeitos (conscientização dos direitos e deveres, prevenção à má administração dos conflitos, pacificação social).
Mediação empresarial
A mediação empresarial, instrumento contemporâneo de prevenção e resolução de conflitos adota como proposta básica, a atuação facilitadora da comunicação e da negociação cooperativa entre as pessoas, para que se constituam autoras das soluções requeridas. Presente nos conflitos tanto quanto na negociação de diferenças, a Mediação Empresarial vem sendo utilizada como ferramenta pelas empresas familiares na coordenação de diálogos produtivos, auxiliando a discriminar a relação afetiva da relação empresarial, na dissolução societária e nas negociações sucessórias. A Mediação Empresarial contribui ainda para uma maior produtividade, advinda da convivência pacífica que admite e prega a coexistência da diferença e do diferente, seja ela pessoa, produto ou idéia
Mediação judicial
Consiste num terceiro imparcial (mediador) assistindo e conduzindo duas ou
...