Medicamentos Antedepressivos Tricíclicos Neurologia Aplicada A Fonoaudiologia
Trabalho Escolar: Medicamentos Antedepressivos Tricíclicos Neurologia Aplicada A Fonoaudiologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Muhamad • 24/3/2015 • 1.552 Palavras (7 Páginas) • 523 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................1
2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................2
3.CONCLUSÃO.......................................................................................6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
1- INTRODUÇÃO
O que são antidepressivos tricíclicos
Eles são um conjunto de substâncias que têm uma estrutura química básica comum composta por três anéis de carbono e hidrogênio (veja as imagens abaixo). Os anéis são interligados e, do anel do meio, sai uma cadeia lateral de átomos de carbono, nitrogênio e hidrogênio. As diferenças entre os diversos tricíclicos decorre de pequenas mudanças nessa cadeia lateral e da presença ou não do nitrogênio no anel do meio.
(Estrutura química de um tricíclico)
A concepção de três ciclos ou três anéis advém da imagem planar da molécula. Imagem planar é a representação da molécula em um único plano, como nas imagens acima, e que é usada no ensino de química nos colégios e universidades. Ao se examinar as imagens pode-se observar que as diferenças entre elas são pequenas.
Como agem os antidepressivos tricíclicos - Eles agem em várias substâncias biológicas e, por isso, podem alterar a função de muitos órgãos. Por exemplo, provavelmente inibem a recaptação de serotonina e da noradrenalina nos neurônios e bloqueiam parcialmente a ação de outro neurotransmissor, a acetilcolina.
Porque produzem efeitos colaterais parecidos - Os efeitos colaterais se parecem porque as moléculas apresentam muitas semelhanças nas estruturas e, provavelmente, porque a parte que menos sofre mudanças, o conjunto de três anéis e a sequencia lateral de três átomos de carbono, tem papel preponderante na sua ação sobre outras substâncias biológicas.
Efeitos Colaterais Comuns e Indesejáveis dos Tricíclicos
Os efeitos colaterais mais comuns decorrem do bloqueio parcial da acetilcolina. São eles: boca seca, constipação intestinal, hesitação urinária, retardamento do orgasmo. Estes efeitos ocorrem na maioria das pessoas.Outros, de mediana freqüência, são: dilatação da pupila, interferência na libido, náusea, aumento ou diminuição do apetite, convulsões (principalmente quando se associa álcool ou quando a pessoa porta epilepsia, mesmo estando em uso de anticonvulsivante), tremor (principalmente nas mãos), dor de cabeça, arritmia cardíaca. Outros efeitos colaterais são menos comuns, mas a lista deles é grande.
A intensidade dos efeitos colaterais varia de pessoa para pessoa e tende a se reduzir no espaço compreendido entre 3 e 15 dias. Na maioria das pessoas ela cai a nível suportável e não chega a perturbar as atividades diárias. Entretanto, em algumas pessoas a intensidade permanece alta e, em tais casos, o melhor é retirar o medicamento.Parece que o uso prolongado desses medicamentos pode trazer algumas alterações irreversíveis e que se instalam de forma imperceptível. Exemplo: hipotiroidismo. Daí a conveniência de controle periódico com o médico e avaliação geral do organismo.
Os tricíclicos são usados no tratamento da depressão crônica ou profunda, e das fases depressivas na doença bipolar. Também usados no tratamento de dor neuropática (dor por disfunção nos neurônios das vias da dor) que não responde a opióides. Uma vez que os tricíclicos possuem efeito antiálgico, permitem que doses menores de analgésicos sejam empregadas. A analgesia possivelmente é oriunda de mudanças na concentração central de monoaminas, particularmente a serotonina, além do efeito direto ou indireto dos antidepressivos nos sistemas opióides endógenos.
2-DESENVOLVIMENTO
Amitriptilina
É um antidepressivo tricíclico portanto da classe dos mais conhecidos medicamentos antidepressivos.Sua principal finalidade é o tratamento da depressão e pode demorar de duas a quatro semanas para começar a fazer efeito, enquanto os efeitos colaterais surgem muito rapidamente.
Embora numa fase inicial do tratamento se verifique sedação, pode levar de uma a seis semanas até que seja atingido o efeito desejado. Além de antidepressivo, a amitriptilina atua também como bloqueador dos ataques de pânico (Transtorno do Pânico) e Transtorno de Ansiedade Generalizada.
Reações Adversas
• Secura da boca, o que propicia o aparecimento de cáries: para contornar o problema a pessoa deve tomar pequenos e constantes goles de água e evitar comer açúcar.
• Obstipação (prisão de ventre) que deve ser regulado com enriquecimento de fibras na dieta e não com laxantes.
• Tonturas, zumbidos ou dores de cabeça, sedação ou mesmo prostração.
• Ganho de peso rápido e aumento do apetite.
• Taquicardia e crises hipertensivas.
• Diminuição da libido.
• Facilita o surgimento de crises convulsivas em pessoas com epilepsia.
• Problemas de visão.
• Sensação de cansaço e/ou fraqueza muscular.
• Dormência da língua.
• Movimentos involuntários dos músculos.
• Sudorese excessiva
• Inquietação
Nome comercial: Amytril (Cristália) - Brasil
Doxepina
É um Antidepressivo Tricíclico Benzodiazepínico (Tranquilizante) que frequentemente é usado pelos Dermatologistas para tratar alguns problemas de PELE como: (Prurido, Dermatite Atópica, Urticária ao Frio ou Crônica, Dermatose, etc). Isso é possível graças ao seu poderoso Efeito Anti-Histamínico
...