Meditação – Mindfullness em Português Simples
Por: Everton Scheffer • 6/6/2018 • Tese • 47.751 Palavras (192 Páginas) • 120 Visualizações
Meditação – Mindfullness em Português Simples
Sumário
Capítulo 2 6
Por que se importar? 6
Capítulo 3 13
O que meditação não é 13
Capítulo 4 21
O que meditação é 21
Capítulo 5 28
Atitude 28
Capítulo 6 31
O que fazer com o seu corpo 31
Capítulo 7 34
O que fazer com a sua mente 34
Capítulo 8 41
Estruturando a sua meditação 41
Capítulo 9 47
Programando exercícios 47
Capítulo 10 53
Lidando com problemas 53
Capítulo 10 65
Lidando com distrações – Parte I 65
Capítulo 11 69
Lidando com distrações – Parte II 69
Capítulo 12 80
Plena Atenção (Mindfulness) – Sati 80
Capítulo 13 87
Mindfulness vs. Concentração 87
Capítulo 14 93
Meditação no dia-a-dia 93
Capítulo 15 101
O que tem pra você? 101
Capítulo 1
Prefácio
Na minha experiência, eu achei que a maneira mais eficaz de expressar algo, a fim de fazer os outros entender é usar a linguagem mais simples. Também eu aprendi com o ensinar que, quanto mais rígida a linguagem menos eficaz é. As pessoas não reagem à linguagem muito severa e rígida, especialmente quando tentamos ensinar algo que normalmente as pessoas não se envolvem durante a sua vida diária. Meditação lhes aparece como algo que eles não podem sempre fazer. À medida que mais pessoas se voltam para a meditação, eles precisam de instruções mais simplificados para que eles possam praticar por si só, sem um professor por perto. Este livro é o resultado de solicitações feitas por muitos meditadores que precisam de um livro muito simples escrito em linguagem coloquial comum.
Na elaboração deste livro, que eu fui ajudado por muitos dos meus amigos. Estou profundamente grato a todos eles. Especialmente, gostaria de expressar a minha mais profunda gratidão e sincero agradecimento a John Petticord, Daniel J. Olmstead, Matthew Flickstein, Carol Flickstein, Patrick Hamilton, Genny Hamilton, Bill Mayne, BhikkhuDang,PhamJotika e BhikkhuSona por suas sugestões mais valiosas, os comentários e críticas de inúmeros pontos na preparação deste livro. Também graças a Reverenda Irmã Sama e Chris O'Keefe por seu apoio nos esforços de produção.
Introdução - Budismo americano
O tema deste livro é a prática da meditação Vipassana. Repetição, prática. Este é um manual de meditação, um de porcas e parafusos, guia passo-a-passo ao Insightde meditação. Ele foi criado para ser prático. Ele foi criado para ser utilizado. Já existem muitos livros abrangentes sobre o budismo como uma filosofia, e sobre os aspectos teóricos da meditação budista. Se você está interessado neste tipo de material, nós pedimos que você leia esses livros. Muitos deles são excelentes. Este livro é um 'Como fazer'. Ele é escrito para aqueles que realmente querem meditar e especialmente para aqueles que querem começar agora. Há muito poucos professores qualificados do estilo budista de meditação nos Estados Unidos da América. É nossa intenção de dar-lhe os dados básicos que você precisa para começar rapidamente. Somente aqueles que seguirtodas as instruções dadas aqui podem dizer se conseguimos ou não. Somente aqueles que realmente meditar regularmente e diligentemente pode julgar o nosso esforço. Nenhum livro pode eventualmente cobrir todos os problemas que um praticante pode encontrar. Você terá que encontrar um professor qualificado, eventualmente. Nesse meio tempo, no entanto, estas são as regras básicas; uma compreensão completa destas páginas irá levá-lo muito longe.
Existem muitos estilos de meditação. Toda grande tradição religiosa tem algum tipo de procedimento que eles chamam de meditação, a palavra é muitas vezes usado de forma muito vaga. Por favor, entenda que este volume lida exclusivamente com o estilo Vipassana da meditação como ensinada e praticada no Sul e Sudeste do BudismoAsiático. É muitas vezes traduzido como meditação de introspecção, uma vez que o objetivo deste sistema é dar introspecção para quem medita sobre a natureza da realidade e compreensão exata de como tudo funciona.
Budismo como um todo é bastante diferente das religiões teológicas com que os ocidentais estão mais familiarizados. É uma entrada direta para um reino espiritual ou divino sem abordar divindades ou outros agentes. Seu sabor é intensamente clínico, muito mais parecido com o que poderíamos chamar de psicologia do que ao que se costuma chamar de religião. É uma investigação cada vez mais contínuo da realidade, um exame microscópico do próprio processo de percepção. Sua intenção é escolher distante a tela de mentiras e ilusões, através do qual vemos normalmente o mundo, e, assim, revelar a última face da realidade. A meditação Vipassana é uma técnica antiga e elegante para fazer exatamente isso.
Budismo Theravada nos presenteia com um sistema eficaz para explorar os níveis mais profundos da mente, até a própria raiz da própria consciência. Ele também oferece um sistema de considerável de reverência e rituais em que essas técnicas são contidos. Esta tradição bonita é o resultado natural de seu desenvolvimento de 2.500 anos, no âmbito das culturas altamente tradicionais do sul e sudeste da Ásia.
Neste volume, faremos todos os esforços para separar o ornamental e do fundamental e apresentar apenas a pura verdade nua em si. Os leitores que são de cunho ritual pode investigar a prática Theravada em outros livros, e vai encontrar lá uma vasta riqueza de costumes e cerimônia, uma tradição rica e cheia de beleza e significado. Aqueles de uma inclinação mais clínica podem utilizar apenas as técnicas por si só, aplicá-las dentro de qualquer contexto filosófico e emocional que desejarem. A prática é a coisa. A distinção entre a meditação Vipassana e outros estilos de meditação é fundamental e precisa ser totalmente compreendido. Budismo aborda dois grandes tipos de meditação. Eles são diferentes habilidades mentais, modos de funcionamento ou qualidades de consciência. Na Pali, a língua original da literatura Theravada, eles são chamados de "Vipassana" e "Samatha '.
...