Mediterrânea
Por: Matheus Rios • 4/10/2016 • Seminário • 956 Palavras (4 Páginas) • 169 Visualizações
Características Geográficas
Portugal está localizado na parte ocidental da Península Ibérica, junto a Espanha. A capital do país é Lisboa, mas as outras regiões também têm seu destaque e importância, como por exemplo, o Porto e Coimbra.
Durante a idade moderna, Portugal teve seu ápice com a exploração marítima, onde exploravam diversas colônias na América, África até a Ásia.
Clima
O clima é basicamente o do mediterrânico, invernos úmidos e chuvosos, e verões secos, recebendo grande influência da altitude e proximidade doo mar.
Na parte norte, próximo a Galícia, a temperatura costuma ser fria, ao seguir ao sul aumentam gradualmente. Chegando perto da fronteira com a Espanha, há aumento de amplitude térmica e menos chuva. A serra da Estrela por exemplo, por ter uma maior elevação há temperaturas negativas e neve. Em Lisboa os verões costumam ser quentes.
Relevo
O relevo em Portugal há duas regiões distintas: o norte e o centro, com predominância de planaltos e serras, entre elas destacam-se Gerês e Peneda, e ao sul, com regiões mais baixas, com planícies e planaltos suaves.
Vegetação
É caracterizado por dois tipos de vegetação: o primeiro é a atlântica, com influência do oceano, domina mais o norte do país, onde encontram carvalho, castanheiros, entre outros.
O segundo é caracterizado pelo mar do mediterrâneo, ao sul, onde destacam-se o sobreiro, pinheiro e azinheiras.
Turismo e Aspectos políticos
Em 2015, o saldo da balança turística portuguesa foi de 7,8 milhoes de euros, tendo aumentado 10,8% desde 2014.
A república portuguesa é um estado de direito democrático, baseado no respeito e na garantia dos direitos e liberdades fundamentais e na separação e interdependência de poderes.
História da Gastronomia Portuguesa
Influenciado por um patrimônio histórico advindo dos Mouros, e das relações já existentes com a África e o Oriente, a cozinha lusa baseia-se em uma culinária rica em temperos, sabores e produtos oriundos de diversas outras culturas.
Devido a sua localização costeira, os peixes e frutos do mar são extremamente característicos dos pratos portugueses. Porém sua culinária vai muito além, destacando-se também pela produção de trigo, uvas e azeitonas. Resultando assim em uma vasta produção de vinhos e azeites de alta qualidade.
Com a expansão marítima após a construção da primeira caravela no início do século XV os horizontes gastronômicos ampliaram-se mais ainda, com a descoberta do Brasil, ingredientes nunca vistos antes passaram a incorporar os seus costumes. O açúcar oriundo das vastas plantações de Cana de açúcar, foi um dos ingredientes que mais agregou lucro as navegações além de realçar o sabor dos maravilhosos doces portugueses.
Principais Ingredientes Portugueses e Suas Origens
Portugal tem sua alimentação em base do pão, do vinho (vinho do porto, vinho madeira e vinho verde), e do azeite de oliva extra virgem, resquícios esses herdados da cultura grega antiga que acreditava na civilidade o ato de consumir o mínimo de carnes possível e se orgulhar do consumo de frutas e vegetais. (ALBERT, 2006)
O bacalhau vem por adaptação e necessidades do povo, um método antigo que pode ser feito com alguns tipos de peixe encontrados na região, e que no fim do processo traz um sabor inigualável ao peixe além de preservar, Já a sardinha representa com grande peso 40% de toda a pesca em Portugal. (ALBERT, 2006)
A utilização da carne de porco e dos famosos doces de gemas vem da reconquista cristã, que desenvolveu, hoje, muito do que se conhece como típico português, que seja a utilização dela de forma pura, ou em forma de embutidos elaborados como a alheira o chorizo e o paio, assim como a utilização de ovos, já que as claras eram usadas para engomar as batas em conventos as gemas sobravam em excesso, portanto adaptaram, juntaram ao açúcar ou mel e foi-se desenvolvido vários doces a base de gema, como o famoso pastel de Belém ( ou pastel de santa clara). (ALBERT, 2006)
...