Medição Da Declividade De Um Canal Pelo Princípio Dos Vasos Comunicantes
Monografias: Medição Da Declividade De Um Canal Pelo Princípio Dos Vasos Comunicantes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gersonlima93 • 4/10/2014 • 330 Palavras (2 Páginas) • 467 Visualizações
OBJETIVO
Determinar, através de experimentos, a declividade de fundo de um canal através da mensuração de uma mangueira de medição contendo uma mistura de água e corante, segundo o princípio dos vasos comunicantes.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Princípio dos vasos comunicantes
Uma das aplicações do Teorema de Stevin são os vasos comunicantes. Num líquido que está emrecipientes interligados, cada um deles com formas e capacidades diversas, observaremos que a altura do líquido será igual em todos eles depois de estabelecido o equilíbrio. Isso ocorre porque a pressão exercida pelo líquido depende apenas da altura da coluna.
Figuras – Vasos comunicantes.
As demais grandezas são constantes para uma situação desse tipo (pressão atmosférica, densidade e aceleração da gravidade). As caixas e reservatórios de água, por exemplo, aproveitam-se desse princípio para receberem ou distribuírem água sem precisar de bombas para auxiliar esse deslocamento do líquido.
METODOLOGIA
Para verificar a declividade, utilizamos uma mangueira de medição contendo uma mistura de água e corante, para facilitar a visualização do fluido.
Posicionamos a mangueira rente ao canal em que fizemos a mensuração de sua declividade de fundo. Para isso, utilizamos uma trena para mensurar a altura da base do canal até a parte que continha o líquido, sendo esse procedimento aplicado nas extremidades da mangueira. Depois medimos a distância entre as extremidades, esta mesma estipulada pelo grupo e anotamos as informações coletadas, tanto das alturas quanto da distância. Após feito isso utilizamos os valores encontrados para calcular a declividade.
RESULTADOS
Por intermédio dos dados coletados pelo nosso grupo, calculamos a declividade de fundo do canal, onde utilizamos a seguinte equação:
I0 = Aex2 – Aex1
Distância
Onde:
Aex1: Altura da extremidade 1 da mangueira; (m)
Aex2: Altura da extremidade 2 da mangueira; (m)
Distância: Distância entre as extremidades da mangueira. (m)
Substituindo pelos valores encontrados, temos:
I0 = 0,2 – 0,065
1,78
I0 = 0,075 m/m
Esse é o valor da declividade de fundo obtida através do princípio dos vasos comunicantes.
BIBLIOGRAFIA
• http://www1.univap.br/spilling/BIOF/BIOF_06_Fluidos.pdf
...