Vasos Comunicantes
Trabalho Escolar: Vasos Comunicantes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Germanbrasil • 26/11/2013 • 589 Palavras (3 Páginas) • 3.249 Visualizações
Universidade Estácio de Sá
Relatório de Física Experimental II
Prática – Vasos comunicantes e indicadores
Alunos:
German dos Santos Sulzer Brasil 201201670802
Romário Soares de Oliveira
Curso: Engenharia Civíl
RESUMO
No trabalho experimental que está sendo apresentado foi realizada uma analise de comprovação do Princípio de Pascal, o qual diz que o acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido. Essa comprovação foi feita através da observação de um sistema de vasos comunicantes, que constitui em um recipiente formado por diversos ramos de formas e volumes diferentes, mas que estão ligados por uma mesma base, ou seja, se comunicam entre si.
INTRODUÇÃO
A hidrostática, também chamada estática dos fluidos é a parte da física que estuda as forças exercidas por e sobre fluidos em repouso. Aplicar uma força num determinado ponto do fluido não provoca o seu movimento (ou de parte significativa dele). Para deslocarmos o fluido devemos "diluir" a força, aplicando-a sobre uma certa área do fluido, distribuindo a sua ação. Essa distribuição da força numa área A é o que denominamos pressão. Neste trabalho foi feito um experimento de observação do comportamento de um liquido sob a ação de uma pressão dentro de vasos comunicantes.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Blaise Pascal(1623-1662), físico, filósofo e matemático francês influenciado pelas experiências de Torricelli enunciou os primeiros trabalhos sobre vácuo e demonstrou as variações da pressão atmosférica. Esclareceu os princípios barométricos da prensa hidráulica e da transmissibilidade da pressão.
O Princípio de Pascal, ou Lei de Pascal, é o princípio que estabelece que a alteração de pressão produzida num fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente, ou seja, um fluído quando está sob pressão tem a capacidade de exercer uma determinada força para fora, sobre qualquer superfície de contanto, com isso pode-se supor que a pressão é a razão entre a força que é aplicada ao fluído e a área onde é aplicada a força.
Ao aplicar uma pressão sobre um sólido esta se transmite desigualmente nas diversas direções, devido a forte força de coesão que dá ao solido sua rigidez. Porém em um fluído incompressível em equilíbrio a pressão se transmite igualmente em todos os pontos. Com isso, em um determinado fluído confinado a pressão aplicada se transmite, sem ter aumento ou diminuição, em todos os pontos
DESCRIÇÃO DO APARATO EXPERIMENTAL
Materiais utilizados: Tripé universal; sistema de vasos comunicantes
Primeiramente, foi colocado uma certa quantidade de água dentro de um dos tubos de um sistema de três vasos comunicantes.
Foi observado, em detalhes, o comportamento da água
...