Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social
Artigos Científicos: Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Y3H4K780 • 15/4/2014 • 3.277 Palavras (14 Páginas) • 270 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
MARIA DE FÁTIMA FARIAS DA ROSA
PROJETO DE AÇÃO
Santa Maria
2013
MARIA DE FÁTIMA FARIAS DA ROSA
PROJETO DE AÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estagio Curricular Obrigatorio II, do 6º semestre.
Orientador: Professora, Adarly Rosana Moreira Goes.
Santa Maria
2013
SUMÁRIO
01.INTRODUÇÃO
02.APRESENTAÇÃO
0.3.JUSTIFICATIVA
0.4.OBJETIVO GERAL
0.5.OBJETIVO ESPECIFICO
0.6.PUBLICO ALVO
0.7.METAS A ATINGIR
0.8.METODOLOGIA
0.9.RECURSOS HUMANOS
10.PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS
11.CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
12.BIBLIOGRAFIA
13.CONCLUÇÃO
1 INTRODUÇÃO
A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro, tem sido utilizada no mundo todo por pessoas comprometidas com a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres, como importante estratégia para promover a sensibilização sobre a violência baseada no gênero como uma violação aos Direitos Humanos e convoca todas as pessoas e instituições a se comprometerem com essa luta.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) está engajada nesta campanha que conta com articulações de outros órgãos estaduais. Em agosto de 2006, foi aprovada a Lei nº 11.340, que define em seu artigo 2° que toda mulher, independente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, escolaridade, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhes asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.
O Rio Grande do Sul tem sido apontado como um dos estados que apresentam os mais elevados índices de violência contra a mulher.
No Centro de Referencia Especializado de Assistência Social - CREAS de Santa Maria são atendidos inúmeros casos de violência contra mulher, encaminhados pela delegacia de mulheres, denuncia direta e disque 100.
2 APRESENTAÇÃO
Pretende-se apresentar o projeto de ação viabilizado a partir da vivência do Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social II, realizado no 1.º Semestre de 2013, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS II, localizado na Rua Monte Castelo, nº. 50, Vila Vitória, Bairro Chácara das Flores, no município de Santa Maria-RS, com as mulheres vítimas de violência atendidas pelo serviço, encaminhadas pelos disque 100 e delegacia da mulher, que é resultado de pesquisa quantitativa realizada nos registros do serviço.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREASII) desenvolve um trabalho de grande importância junto à população do Município de Santa Maria-RS em situação de vulnerabilidade social.
O serviço oferece apoio psicossocial às crianças e adolescentes violados em seus direitos, mulheres vítimas de violência, deficientes e moradores de rua, idosos, crianças e adolescentes.
Possui plano de trabalho que delimita as atribuições dos diferentes profissionais que trabalham no CREAS e as atribuições do próprio serviço, que conta com o bom andamento da rede a fim de tornar pleno o atendimento do usuário da rede de apoio.
Está subordinado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos (SMASC) e presta atendimento por meio de profissionais concursados da Prefeitura Municipal, funcionários contratados e estagiários que recebem supervisão local e acadêmica. Os cursos que cedem estes estagiários têm convênio com a Prefeitura Municipal e os profissionais são contratados
...