TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social

Monografias: Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.193 Palavras (9 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MARLA DOS SANTOS MORAIS

.

MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL.

Vitória da conquista

2014

MARLA DOS SANTOS MORAIS

Tema: Memorial do Processo de Institucionalização do

Serviço Social.

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Oficina de Formação – Pesquisa Social, Gestão Social - Serviço SociaL, Terceiro setor, TCC.

Prof. Maria Angela Santini, Paulo Sergio Aragão, Rodrigo Eduardo Zambon.

Vitória da conquista

2014

SUMÁRIO

1- Introdução..........................................................................................................1

1. 1- Memorial do processo de institucionalização do Serviço Social...................1

2. Desenvolvimento...............................................................................................1

2.1- Qual a função do Serviço Social na Contemporaneidade?.............................1

3- Conclusão.........................................................................................................4

4- Referências Bibliográficas.................................................................................5

1- Introdução

1.1- Memorial do Processo de Institucionalização do Serviço Social.

O presente trabalho aborda de forma direta o processo de institucionalização do Serviço Social no Brasil e como um todo, tendo como referência, os conhecimentos adquiridos ao longo da caminhada percorrida de oito semestres de graduação em Serviço Social, buscando repensar a origem histórica do mesmo. Atentando-se sempre para quais capacidades profissionais são demandadas na práxis do assistente social nos diversificados espaços ocupacionais.

Será abordado neste memorial o que é serviço social, como aconteceu seu surgimento, a quem serve e, em seu surgimento que forças ocorreram e qual sua função na contemporaneidade. Certeau (2000) faz uma interpretação dos documentos referentes ao passado, coloca que o historiador ao investigar o momento histórico, deve entender esse passado. O objetivo desse trabalho é justamente buscar compreender a realidade do memorial, bem como reconhecer a importância desse contexto histórico do passado.

2- Desenvolvimento

2. 1- Qual a função do Serviço Social na contemporaneidade?

O Serviço Social é uma profissão de curso superior, e seu objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social, esta profissão é de caráter sócio-político, crítico e interventivo, onde é utilizada o instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais, para análise e intervenção nas várias refrações da “questão social”, ou seja, no conjunto das desigualdades que se originam do antagonismo entre socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

A profissão de Serviço Social surge no final do século XIX, em 1898, nos Estados Unidos, na cidade de Nova Iorque. Com a elevação demasiada da sociedade burguesa, assim como o aparecimento das classes sociais e da classe social dominante, houve a necessidade de um profissional que preocupasse da área social, bem como assistindo a classe proletária. De maneira que, a classe dominante exercia certo controle sobre os da classe social proletária. No momento referenciado, ainda não existia uma metodologia ou teoria que abarcasse a profissão.

De acordo com Netto, o surgimento do Serviço Social como profissão, está vinculado à emergência da ”questão social”, e está conceituada ainda, por este autor, como conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que reclamada pela classe operária no curso da consolidação do capitalismo, no entanto, a “questão social” está atrelada aos conflitos da relação capital/trabalho (Netto, 1992,p. 13). Ainda de acordo com o autor, sem esse entendimento histórico social, contextualizado, a gênese do Serviço Social, enquanto profissão pode ser falsamente identificada como resultado do Status “sócio ocupacional das condutas filantrópicas e assistenciais que convencionalmente se consideram as suas protoformas” (Netto,1992,p.14). Entretanto, que a gênese do Serviço Social não se esgota apenas com a emergência da “questão social” se tomada abstratamente, mas especificamente ao momento histórico do capitalismo: a idade do monopólio, “as conexões genéticas do Serviço Social profissional não se entretecem com a” questão social”, mas com suas peculiaridades no âmbito da sociedade burguesa fundada na organização monopólica “(Netto, 1992, p. 14)”.

Já segundo Iamamoto, o Serviço Social, surge no Brasil, na década de 1930, através do movimento de “reação católica” e é respaldado em uma vasta rede de organização difusora de um projeto de recristalização da ordem burguesa, sob o imperativo ético de comunitarismo cristão, exorcizando essa ordem de seu conteúdo liberal”. (Iamamoto, 2004, p. 18).

O serviço Social, no entanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com