Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social
Trabalho Escolar: Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: menini • 11/9/2013 • 343 Palavras (2 Páginas) • 1.832 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente memorial irá tratar da institucionalização do Serviço Social no Brasil e no mundo, tendo como referência, os conhecimentos adquiridos durante os quatro anos de graduação em Serviço Social, refletindo sobre a origem histórica do mesmo, observando quais habilidades profissionais são exigidas na práxis do assistente social nos diversos espaços ocupacionais.
Neste memorial será abordado o que é o serviço social, como surgiu, a quem serve, que forças ocorreram no seu surgimento e qual a sua função na contemporaneidade.
Para interpretação dos documentos referentes ao passado, Certeau (2000) coloca que o historiador, ao analisar o momento histórico, deve compreender esse passado. E é isso que irá buscar este trabalho, pois entende- se que para entender a realidade é preciso compreender o passado.O serviço social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social. O serviço social é uma profissão de caráter sócio- político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas
Segundo Iamamoto, a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
Essa estruturação do perfil de profissão emergente teve a igreja católica como principal fio condutor responsável pelo ideário e formação dos primeiros profissionais.
No início dos anos 40, o Serviço Social e seu pensamento de fonte da doutrina social da Igreja e seus ideais Franco-belgas, avançam para um desenvolvimento técnico ao entrar em contato com o Serviço Social norte-americano – permeado pelo caráter conservador da teoria social positivista.
Esta busca pelo Serviço Social norte americano e a teoria positivista advém da necessidade de cumprir com as demandas crescentes, de trabalhadores empobrecidos, por bens e serviços. Estes trabalhadores desempregados, fruto do processo de desenvolvimento e acumulação do capital, começam exigir e pressionar o Estado por ações assistenciais. Assim, criam-se instituições assistenciais estatais para
...