Memorial descritivo
Por: Matheuskan • 15/3/2016 • Trabalho acadêmico • 704 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO
- CONCEITOS
Consumo
3. CONCEPÇÃO
DADOS GEOGRÁFICOS E ESTATÍSTICOS
METOLOGIA DE CÁLCULO E PARÂMETROS GERAIS
ESTUDO DA POPULAÇÃO
Método Aritmético
Método Geométrico
Método da Curva Logística
- APRESENTAÇÃO
O presente relatório destinado a Josué Souza de Góis Ltda. é parte integrante do Projeto de Sistema de Abastecimento de Água composto por: Cálculo populacional e de vazões de dimensionamento, Captação das águas, Instalação de uma Estação de Tratamento de Água, Estações elevatórias e Adutoras, e por fim, o reservatório de distribuição, do Município de Capão Bonito do Estado de São Paulo.
Este documento trata da descrição do município a ser executado a obra e dos cálculos de projeção do crescimento populacional pelos métodos aritmético, geométrico e a curva logística, assim como os cálculos de vazões de dimensionamento para atender ao Município de Capão Bonito que está localizado na zona fisiográfica do Paranapiacaba, vale do alto do Paranapanema, estado de São Paulo. Situado a 222km da cidade de São Paulo, este município é composto por uma área de unidade territorial de 28.721,912 quilômetros quadrados, como mostra a figura a seguir:
[pic 2]
Figura 1: Área a ser abastecida no Município de Capão Bonito
CONCEITOS
CONSUMOS “PER CAPTA”: O consumo médio de água por pessoa por dia, de uma comunidade é obtido, dividindo-se o total de seu consumo de água por dia pelo número de pessoas servidas.
Q = VOLUME PRODUZIDO / POPULAÇÃO ATENDIDA = 161,5 L /hab. dia
ÍNDICE DE PERDAS: Diferença entre o volume produzido pela ETA e o volume consumido pela população e seu perceptual
IP = (VOL.PROD-VOL.CONS/VOL.PROD)x100= 43.66%
Existem duas categorias :A “perda de água física” ou “real”, quando o volume de água disponibilizado no sistema de distribuição pelas operadoras de água não é utilizado pelos clientes, sendo desperdiçado antes de chegar às unidades de consumo, e a “perda de água comercial” ou “aparente” quando o volume utilizado não é devidamente computado nas unidades de consumo, sendo cobrado de forma inadequada (ABES, 2016)
2. CONCEPÇÃO
DADOS GEOGRÁFICOS E ESTATÍSTICOS
A partir dos valores censitários, sua população é de 47.591 habitantes (CENSO, 2010) e sua característica é que cerca de 75% da população residente esteja situada em área urbana o que viabiliza a importância de um sistema de abastecimento de água para atender à atual e crescente demanda da população. O clima do município é temperado, com média máxima de 21°C e média mínima de 14°C, de acordo com dados disponíveis na página da própria cidade, a hidrografia do município é composto pelo Rio das Almas, Rio Paranapitanga e o Rio Paranapanema, que nasce no próprio município. Possui relevo acidentado e enorme potencialidade para ecoturismo, pois há diversas cachoeiras e grutas. O acesso é feito pelas Rodovias SP-127, SP-181, SP-250 e SP-258. (CAPÃO BONITO, 2016).
Adiante, seguem explicitados os parâmetros e a metodologia de cálculo utilizada na elaboração dos estudos hidráulicos.
- METOLOGIA DE CÁLCULO E PARÂMETROS GERAIS
A metodologia e os parâmetros usados neste projeto foram definidos de acordo com as normas da ABNT descritas abaixo.
- NBR 5647 – Tubos para adução e distribuição de água potável.
- NBR 7665 – Sistemas para Adução e Distribuição de Água.
- NBR 7675 – Tubos e Conexões de Ferro Dúctil e Acessórios para Sistemas de Adução e Distribuição de Água.
- NBR 12211 – Estudo de Concepção de Sistemas Públicos de abastecimento de água – Procedimento.
- NBR 12215 – Projeto de Adutora de Água para Abastecimento Público.
O sistema proposto atenderá a população atual e as projeções populacionais do Município de Capão Bonito calculados a seguir:
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
ESTUDO DA POPULAÇÃO
Método Aritmético: Pressupõe uma taxa de crescimento constaste para os anos que se seguem, a partir de dados conhecidos anteriormente, pode ser representado da seguinte forma: (Tsutya, 2016)
...