Mercado De Trabalho Do Administrador
Artigos Científicos: Mercado De Trabalho Do Administrador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: washingtonbsouza • 9/11/2014 • 778 Palavras (4 Páginas) • 409 Visualizações
1 Introdução
Um dos cursos mais procurados por quem entra na faculdade, a graduação em administração oferece ao profissional diversas oportunidades de atuação, já que praticamente todos os tipos de negócios ou empreendimentos demandam serviços administrativos. Trata-se de profissional que atua nas áreas vitais da organização com formação ampla que permite trabalhar nas áreas de marketing, produção/operações, finanças e gestão de pessoas. O mercado de trabalho está aquecido, com mais 1.700 cursos no país e mais de 800 mil alunos matriculados.
2 Atribuições do Administrador
As atribuições do profissional formado em Administração estão alinhadas com o conceito de Administração como ciência, que é “tomar decisões sobre objetivos e recursos organizacionais”. Recursos estes que a organização pode ter ou não, como, por exemplo, a busca de recursos financeiros por meio de financiamento para investimento fixo ou para capital de giro. O administrador deve ser um agente da inovação na organização, seja ela pública ou privada. As decisões podem ser nos âmbitos estratégico, tático e operacional.
3 Áreas que pode atuar
Para atuar como administrador, o profissional deverá ingressar com o pedido de registro no CRA, da sua Unidade de Federação.
Deve-se ressaltar que, quanto mais complexa for à empresa, mais específico será o trabalho do administrador, o que exige conhecimento mais aprofundado de cada tema envolvido.
Se pensarmos em grandes áreas de atuação, o administrador poderá atuar no dia a dia nas seguintes funções:
3.1 Gestão Estratégica
Administração de sistemas de informações; desenvolvimento, implantação e gestão de planejamento, novas estruturas organizacionais, projetos de melhoria, eficiência e eficácia (enxugamento, terceirização, downsizing, reengenharia, reestruturação, inovação empresarial); consultoria organizacional; gerência corporativa; responsabilidade social e ética empresarial; governança corporativa e, diagnóstico empresarial. Modelagem e simulação de negócios.
3.2 Finanças
Orçamento; custos; planejamento e gestão financeira; demonstrativos financeiros; análise de crédito; diagnósticos financeiros; controladoria; análise e gestão de investimentos; contabilidade gerencial; análise de risco; mercado de capitais; mercado de câmbio.
3.3 Marketing
Análise de mercado; promoção e propaganda; pesquisa mercadológica; vendas e distribuição; desenvolvimento de produto; trade marketing; gestão de marcas; comportamento do consumidor; varejo; segmentação; e posicionamento.
3.4 Produção e Operações
Planejamento e gestão de sistemas de produção; logística; pesquisa operacional; programação e controle estatístico de qualidade; estatística aplicada à produção; controle de eficiência; fluxograma de produção; controle de materiais e bens patrimoniais; compras; desenvolvimento de fornecedores; planejamento, implantação e gestão de sistema de qualidade total; planejamento e controle de produção; desenvolvimento e gestão de projetos relacionados à questão ambiental.
3.5 Recursos Humanos
Planejamento e gestão de pessoas; recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; gerenciamento da remuneração; análise e descrição de cargos; desenvolvimento de carreira; avaliação de desempenho; desenvolvimento e gestão de planos de incentivos; gestão de programas de benefício; desenvolvimento organizacional (gestão de clima e cultura organizacional); comunicação interna; negociação coletiva e relações sindicais; segurança e saúde (medicina) do trabalho.
4 Empresas que demandam mais Administradores
Como você pode observar, de acordo com as áreas de atuação listadas anteriormente,
...