TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro

Artigos Científicos: Mercado Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquise na internet e descubra a atual base monetária do Brasil. Quais os impactos que o aumento ou a diminuição do volume de moeda circulante provoca na economia real?

A base monetária consiste na soma da quantidade de reais em poder do público e das reservas dos bancos comerciais, ou seja, a base é o estoque de dinheiro que existe em um determinado momento. É a base monetária que constitui aquela quantidade inicial a partir da qual os meios de pagamento e o crédito se expandem. O Banco Central controla a base monetária e, assim, os demais agregados, através dos instrumentos da política monetária, podendo fornecer ao sistema econômico uma oferta de moeda suficiente para o desenvolvimento das atividades econômicas e manter a liquidez do sistema. Os três instrumentos mais utilizados são: reservas obrigatórias (recolhimentos compulsórios), operações de mercado aberto e política de redescontos.

2. A inflação é afetada pela base monetária? Por quê?

A inflação, segundo o dicionário, é o aumento generalizado de preços. Diversos “índices” de preços são utilizados para “medir” a inflação, sendo o IPCA o mais utilizado no Brasil e pelo governo brasileiro. No entanto, essa é uma definição estreita, baseada no uso consagrado da palavra “inflação”, e definindo pelo seu principal efeito. Pelo menos os institutos de pesquisa não são tão desonestos a ponto de chamar um índice de preços de um índice de inflação. A inflação, de fato, é o aumento da Base Monetária. Porque Inflação é o que acontece quando algo é inflado… os preços não são inflados, os preços sobem; o que é inflada é a Base Monetária. A definição original de inflação é justamente essa, um aumento da Base Monetária…

3. Explique de maneira sintética seu entendimento sobre as variações da cotação do dólar comercial na base monetária.

Quando se trabalha com um câmbio atrelado, o Banco Central tem de, diariamente, fazer intervenções no mercado de câmbio de para fazer com que o dólar fique próximo à cotação determinada pelo Banco Central. Sendo assim, quando ocorre uma entrada "excessiva" de dólares no país, há uma tendência de apreciação do câmbio. Para evitar isso, o Banco Central compra estes dólares criando reais, o que gera um aumento da base monetária. Ato contínuo, para evitar este súbito aumento da base monetária, o Banco Central vende títulos públicos para retirar da economia os reais que ele próprio acabou de criar quando fez a conversão de dólares para real (esse processo é tecnicamente chamado de "esterilização").

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com