Mercado Financeiro
Pesquisas Acadêmicas: Mercado Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: josethpaula • 16/10/2014 • 290 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
MERCADO FINANCEIRO
O mercado financeiro representa o ambiente no qual ocorrem as intermediações de recursos entre agentes econômicos superavitários e agentes econômicos deficitários, ou seja, osrecursos fluem de um grupo para o outro através do mercado financeiro.
Segmentação do mercado financeiro
O mercado financeiro se divide em quatro grandes mercados, a saber:
- Mercado Monetário;
-Mercado de Crédito;
- Mercado de Capitais;
- Mercado de Câmbio.
MERCADO MONETÁRIO
O Mercado Monetário é uma das subdivisões do Mercado Financeiro. O Mercado Monetário – ou mercado de moeda – éonde ocorrem as captações de recursos à vista, no curtíssimo e no curto prazo. Nesse mercado, atuam principalmente os intermediadores financeiros, negociando títulos e criando um parâmetro médio parataxas de juros do mercado.
O Mercado Monetário é constituído pelas instituições do mercado financeiro que possuem excedentes monetários e que estejam interessadas em emprestar seus recursos em trocade uma taxa de juros. Também é composto por aqueles agentes econômicos com escassez de recursos, que precisam de dinheiro emprestado para manter seu giro financeiro em ordem. É nesse ponto que chegamosa definir os prazos. No geral, as negociações com títulos e outros ativos no mercado monetário não ultrapassam os 12 meses. Por isso figuram nesse mercado, na grande maioria dos casos, osCertificados de Depósito Interbancário e as operações de empréstimo de curto prazo feitas com títulos públicos – operações compromissadas.
Liquidez, mas não a financeira!
O Mercado Monetário é marcado tambémpelo controle da liquidez exercida pelo Banco Central. Neste caso, a liquidez diz respeito ao volume de papel moeda em circulação, ou seja, ao volume de dinheiro que está transitando livremente naeconomia. Por exemplo: um grade fluxo de recursos pode trazer um custo menor para o dinheiro (taxas de juros baixas), porém um consumo muito forte (o que gera forte inflação no curto e médio prazos
...