TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado Financeiro

Exames: Mercado Financeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  9.158 Palavras (37 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 37

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de conceituar a matemática financeira, localizando

sua importância desde os primórdios, onde o comércio era realizado através das trocas que acabaram por resultar no aparecimento da moeda, até os dias atuais. Avalia a maneira como este dinheiro está sendo ou será empregado de maneira a maximizar o resultado, que se espera positivo. Com as ferramentas adequadas permite também comparar entre duas ou mais alternativas, aquela que mais benefícios nos trarão, ou menos prejuízo acarretará.

Na atual economia globalizada, não se concebe qualquer projeto, seja de que área for, em que o aspecto financeiro não seja um dos alicerces mais relevantes para sua execução.

No dia a dia das famílias ocorre o mesmo fenômeno. Discute-se cada vez mais a inflação ou deflação, a taxa de juros básicos da economia a famosa taxa SELIC que é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária. A taxa overnight do Sistema Especial de Liquidação, e de Custódia (SELIC), expressa na forma anual, é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas. A meta para a taxa SELIC é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada após longas reuniões.

Então, a matemática financeira se ocupa em estudar e fornecer as tais ferramentas adequadas para a tomada de decisão com a maior precisão possível.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 ORIGEM DA MOEDA 4

2 ORIGEM DAS OPERAÇÕES COMERCIAIS 5

3 COBRANÇA DE JUROS NOS EMPRÉSTIMOS 5

4 PESQUISA DE CAMPO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS 7

5 METODOLOGIA DE APURAÇÃO DA INFLAÇÃO 13

5.1 ÍNDICE IPC FIPE 14

5.2 ÍNDICE IGP-M 14

5.3 ÍNDICE IPC 14

5.4 ÍNDICE IPA 14

5.5 ÍNDICE INCC 14

5.6 ÍNDICE IGP-DI 14

5.7 ÍNDICE INPC 14

5.8 ÍNDICE IPCA 15

5.9 ÍNDICE IVC 15

5.10 ÍNDICE ICVM 15

6 OPERAÇÃO DE DESCONTO DE DUPLICATAS 15

6.1 VALOR LIBERADO AO CLIENTE E O CET MENSAL E CET ANUAL 15

6.2 FINANCIAMENTO PELA TABELA PRICE 16

6.3.1 Exemplo A 17

6.3.1 Exemplo B 18

6.3.1 Exemplo C 19

6.3.1 Exemplo 3 20

7 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS 20

7.1 TAXA DE RETORNO CONTÁBIL 20

7.2 PAYBACK SIMPLES 22

7.3 PAYBACK DESCONTADO 23

7.4 VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) 25

7.5 TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) 26

REFERÊNCIAS 28

INTRODUÇÃO

Sabe-se da importância da moeda para as transações que de alguma forma envolvem qualquer valor de capital ou valor financeiro. Além das características geográficas, a moeda é abase do sistema econômico que diferencia os vários blocos que hoje compõem o Sistema Econômico Global.

A origem da moeda, sua crescente importância durante todo o processo histórico até os dias de hoje, a necessidade que originou a implantação das casas bancárias, os empréstimos mais rudimentares seguidos do surgimento dos juros são alguns fatores que se traduzem em objetos de estudo da matemática financeira, ciência na qual está inserida essa pesquisa.

A metodologia utilizada prevê a pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio de consulta a livros e artigos científicos; a pesquisa exploratória (de campo) por intermédio da aplicação de um questionário em uma Instituição Bancária, cujo objetivo é pesquisar dez produtos financeiros relacionados a empréstimos, financiamentos ou aplicações e associá-los à apuração dos juros simples ou juros compostos, antecipados ou não, e metodologia de cômputo dos dias (comercial, exatos, úteis); e, uma entrevista a junto ao Banco Itaú. Esta primeira parte da atividade estruturada está organizada em três tópicos abrangentes, quais sejam: a origem da moeda, origem das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos.

A segunda parte trata de pesquisa de campo em instituição financeira que leva à ciência da variedade de produtos oferecidos por esse tipo de empresa, à compreensão do valor do dinheiro, ao entendimento das várias formas de ganhos dos bancos e/ou empresas que oferecem esses produtos, ao contato com as várias possibilidades de financiamentos e investimentos existentes e até ao domínio de cálculos e procedimentos para as compras mais simples que, inclusive, caracterizam a rotina doméstica.

A terceira parte do trabalho induz ao conhecimento das formas e índices utilizados para o cálculo da inflação, à forma que foi construída cada amostragem, à importância de cada uma no cálculo geral, bem como, releva os órgãos responsáveis por fazê-lo!

A quarta parte refere-se à entrevista com o Gerente e suas considerações acerca da importância da Matemática Financeira na sua rotina profissional.

A quinta parte da pesquisa está assentada nos itens referentes às formas, conceitos e operações para Descontos de Duplicatas e aos critérios utilizados para a Avalição de Investimentos.

As referências bibliográficas, constituem a sexta parte dessa pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.2 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com