Mercosul
Tese: Mercosul. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafael_Prado • 19/9/2013 • Tese • 509 Palavras (3 Páginas) • 456 Visualizações
2
Leia atentamente as assertivas abaixo e, depois, responda a alternativa CORRETA:
I. Ao se referir à circulação dos meios produtivos, o Tratado de Assunção, ainda que de maneira indireta, trata da livre circulação de trabalhadores.
II. A Declaração Sociolaboral do Mercosul impõe aos Estados-Membros o compromisso com a garantia e o respeito à Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre os Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, adotados em 18.06.98 na cidade de Genebra.
III. A Declaração Sociolaboral do Mercosul é também conhecida como Carta Social do Mercosul.
IV. A Declaração Sociolaboral do Mercosul pode ser considerada avançada do ponto de vista político, vedando, inclusive, práticas discriminatórias baseadas na orientação sexual dos trabalhadores.
V. A Declaração Sociolaboral do Mercosul não faz qualquer menção aos direitos previdenciários dos trabalhadores.
A
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
B
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
C
Apenas a assertiva III está correta.
D
As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
A Declaração Sociolaboral do Mercosul, traz mecanismos que visam dar dignidade às pessoas, por meio da valorização do trabalhador e promoção de formas de trabalho decente, por isso, também pode ser conhecida Carta Social do Mercosul.
3
É característica do MERCOSUL
A
a existência de uma moeda comum.
B
a participação de todos os países da América do Sul.
C
a existência de uma tarifa externa comum.
D
a existência de uma Constituição comum.
Prevista no Tratado de Assunção, a TEC (Tarifa Externa Comum), foi criada a partir de 95, e adotada nos países que fazem parte do MERCOSUL, incentivando a competitividade entre os Estados Partes.
4
Considere as assertivas a seguir em relação ao Mercado Comum do Sul (MERCOSUL):
I. Foi criado pelo Tratado de Assunção em 26 de março de 1990, com finalidade nitidamente social.
II. Reúne os Estados de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, sendo que o Chile e o Equador assinaram o acordo de associação de livre comércio em 1996 e 1997, respectivamente, com a ressalva de não participação da união aduaneira.
III. O Protocolo de Ouro Preto dispôs sobre a estrutura orgânica do MERCOSUL, qual seja: Conselho Mercado Comum e Grupo Mercado Comum e criou os órgãos de Comissão do Comércio, Comissão
...