Metano
Trabalho Universitário: Metano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/10/2014 • 498 Palavras (2 Páginas) • 2.932 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL LUIZ AUGUSTO MORAIS REGO – ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL.
REAÇÃO DE COMBUSTÃO COM O GÁS METANO
QUÍMICA ORGÂNICA
PROFESSORA: ELCI BELIN
ALUNAS: ALDA ROSA AFONSO nº 01
RAFAELA F. ARAUJO nº 17
SANDRA BALBINO nº 19
TOLEDO
2014
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 3
2. INTRODUÇÃO 4
3. DESENVOLVIMENTO 5
6. CONCLUSÃO 6
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1. OBJETIVO
Apresentar o gás metano como combustível, assim como suas características e atuações.
2. INTRODUÇÃO
O gás metano é um composto incolor e inodoro em condições ambientes. Sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor explosivo. É o mais simples dos hidrocarbonetos.
É um alcano importante, pois é um dos principais constituintes do chamado gás natural, uma fonte de energia limpa encontrada no subsolo rochoso. Podendo estar relacionado com o petróleo. O metano também é o principal constituinte do biogás, perfazendo cerca de 50% de sua constituição.
3. DESENVOLVIMENTO
O metano é considerado um dos gases que provoca o efeito estufa (depois do dióxido de carbono). Ele possui um menor tempo de residência na atmosfera, quando comparado com o CO2. No entanto, possui um potencial de aquecimento 60 vezes maior. Se houvesse na atmosfera quantidades iguais de metano e de dióxido de carbono, o planeta seria inabitável.
As principais fontes do gás metano são: Emanação através de vulcões de lama e falhas geológicas, decomposição de resíduos orgânicos, fontes naturais (pântanos), extração de combustível mineral, processo de digestão de animais herbívoros, carnívoros e onívoros, bactérias e aquecimento ou combustão de biomassa anaeróbica. Sessenta por cento da emissão de metano no mundo é produto da ação humana, vindo principalmente da agricultura.
A agricultura é responsável por cerca de 14% dos gases estufas do mundo, cerca de 1,5 bilhão de vacas e bilhões de outros animais de pastagens existentes no mundo emitem gases poluentes incluindo uma grande quantidade de metano. Essa produção não é pela flatulência, como é erroneamente dito, mas 50% é produzido no processo de ruminação dos animais.
As altas pressões, como as encontradas no fundo dos oceanos, o metano forma um clatrato sólido com a água. Uma quantidade desconhecida, mas provavelmente enorme de metano, está presa no sedimento marinho nesta forma.
Durante os últimos 200 anos, a concentração deste gás na atmosfera aumentou de 0,8 para 1,7 ppm.
O contato com o gás pode gerar asfixia, inconsciência, parada cardíaca ou sequelas no sistema nervoso central.
6. CONCLUSÃO
Conclui-se com o seguinte relatório que o gás metano apesar de ser produzido de diversas maneiras e com certa facilidade por ser produzido até mesmo pela decomposição orgânica, é um gás tóxico e que pode causar danos ao planeta Terra. Pode-se observar também que a combinação do mesmo com o CO2 tornaria a vida na Terra impossível. Portanto, tem-se que ter um cuidado com os lixos jogados no meio ambiente e com a criação de gados principalmente, para que não haja uma aceleração na produção do gás.
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CICERONE e OREMLAND,1988;DUXBURY et al.,1993;KHALIL e RASMUSSEN,1995.
...