Os Hidratos de Metano
Por: Barbra Poly • 22/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.065 Palavras (9 Páginas) • 654 Visualizações
SUMÁRIO
1.CAPITULO 1 05
1.1-introdução 05
1.2-justificativa 06
1.3-motivação 06
1.4-objetivo (s) geral e específico 06
2.CAPITULO 2 07
2.1-tipos de métodos geofísicos ou geoquímicos utilizados 07
2.2-entendimento de lavra 10
2.3-entendimento de beneficiamento da lavra 10
3.CAPITULO 3 11
3.1-conciderações finais 11
referências bibliográficas 12
Capitulo 1
1.1-introdução
Este trabalho visa o estudo dos hidratos de gás, uma fonte de energia poderosa e imensa, encontrada na margem ocidental dos oceanos e espalhados por todo o planeta. O Hidrato de Gás é encontrado principalmente em sedimentos polares onde há temperaturas muito baixas e pressões altas o bastante para cristalizar o metano em hidrato de gás.
Se esta fonte é tão abundante e, provavelmente será uma forte candidata para o futuro energético da humanidade, principalmente como fonte limpa, então por que não se ouve falar desta fonte de energia?
Este trabalho procura fazer uma análise científica sobre o valor do Hidrato de Gás como fonte alternativa de energia, sua importância e os impedimentos para sua imediata prospecção.
1.2-justificativa
Hidratos de Gás – o gelo combustível (compostos formados por moléculas de gás encapsuladas em uma estrutura de água congelada), é o novo foco para uma energia limpa e de grande escala, pois é facilmente encontrado nas bacias oceânicas – inclusive do Brasil. Por ser um combustível praticamente desconhecido pela maioria das pessoas, é necessário investimento em pesquisas para se saber o seu potencial e como seria sua prospecção sem causar uma desestabilização do solo oceânico e desastres ambientais.
1.3-motivação
Uma gama imensurável de hidratos de gás está presente em quase toda parte do planeta. Suas propriedades são, de fato, melhores que as de um combustível fóssil, pois sua queima emite menos gases poluentes e é uma fonte de energia superior ao do combustível fóssil. Com base nesta premissa, este trabalho irá se discorrer sobre os processos de prospecção dos hidratos de gás, sua extração e como evitar os riscos que podem ser causados ao meio ambiente decorrentes de sua extração – como exemplo: a desestabilização do solo e mais entrada de carbono na atmosfera.
1.4-objetivo geral e específico
O hidrato de gás ou clatrato é um sólido cristalino composto de água e gases de peso molecular pequeno – principalmente o metano. São abundantes em sedimentos submarinos e sua quantidade estimada é de aproximadamente 3 trilhões de toneladas, três vezes mais a dos combustíveis fósseis – carvão, petróleo e gás natural.
Entretanto, a exploração de hidratos de gás como fonte de energia ainda não é viável em termos técnicos e econômicos. Sua prospecção ocasionaria deslizamentos de grandes proporções pela dissociação dos hidratos e o gás liberado durante um evento desta natureza entraria na atmosfera, estimulando o efeito estufa.
Assim, o objetivo primordial deste trabalho é gerar um incentivo em pesquisas para que, futuramente, o hidrato de gás possa ser um combustível economicamente viável sem causar danos ecológicos.
Capitulo 2
2.1-tipos de métodos geofísicos ou geoquímicos utilizados
Métodos geofísicos:
O método de investigação geofísica visa à exploração do solo e o estudo das partes mais profundas da terra que não podem ser vistas a olho nu. No método geofísico um aparelho sofisticado é posto na superfície e este aparelho medirá as propriedades físicas do subsolo. Os aparelhos utilizados em métodos geofísicos também têm a função de interpretar as medidas captadas para colher informações sobre zonas de grandes profundidades.
Sabe-se que os hidratos de gás são encontrados em certas combinações de temperatura e pressão e essas condições só ocorrem nas regiões frígidas da terra em profundidades abaixo da superfície e em inclinações íngremes da plataforma continental até o fundo do oceano (declive continental). Para encontrar os hidratos de gás é necessária a utilização de métodos muito sofisticados, como o levantamento sísmico de reflexão.
Os hidratos de gás estão presentes bem abaixo da superfície, distribuídos por camadas espessas, veios finos, nódulos ou cimento de enchimento de poros, muitas vezes estas formas fazem com que a camada sedimentar, na qual se encontram os hidratos de gás, endureça. Esse enrijecimento facilita muito a condução das ondas sísmicas, pois estas se propagam com maior facilidade quando passam por rochas mais duras. Um exemplo típico seria se abaixo de uma camada de rochas duras contendo hidratos de gás estiver uma camada mais maleável contendo gás livre, a ligação entre as duas rochas irá refletir estas ondas em direção à superfície. Entendemos esse tipo de reflexão como um refletor de simulação do fundo do oceano (BSR)
O BSR (Bottom Simulating Reflector, em inglês) é um método geofísico utilizado para identificar possíveis focos de clatrato de metano. Este método é conhecido por gerar perfis sísmicos de um forte refletor que possui amplitude negativa e subparalela ao mar, conseguindo assim identificar a profundidade máxima de onde os clatratos de metano estão estabelecidos. Na exploração feita pelo BSR podem ser encontrados picos em que a sísmica não consegue revelar os clatratos de metano, esses picos são chamados de Blanking ou branqueamentos.
O Blanking é provocado por uma cimentação – que tampam os poros das rochas – e este processo interfere bastante no contraste da sísmica entre as texturas de diferentes camadas de sedimentos. Conforme foto infra:
[pic 1]
http://www.scielo.br/img/fbpe/rbg/v18n3/a13fig04.gif
Na geofísica o método mais utilizado para identificação de hidratos de gás é o levantamento sísmico que serve para moldar o perfil geológico favorável ao acúmulo de óleo e gás. Os métodos geofísicos mais modernos para identificação de acúmulos de hidratos de gás são: aquisições e processamentos de dados sísmicos como inversão completa da onda, analise de velocidade de alta resolução, tomografia em tempo de transito e análise de AVO.
...