Metodo De Willis
Artigos Científicos: Metodo De Willis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anaiara • 1/10/2014 • 617 Palavras (3 Páginas) • 5.194 Visualizações
Introdução
O Método de Willis, denominado também de Flutuação em Solução Saturada de Cloreto de Sódio é uma Técnica de Concentração, na categoria de Flutuação. Figura-se entre os procedimentos de rotina, como parte de um exame completo de fezes, para a pesquisa de parasitos e o diagnóstico de um pequeno número de organismos que foram omitidos, quando foi usado somente o exame direto a fresco. Esse Método fundamenta-se no princípio da diferença de densidade específica entre os ovos dos helmintos, cistos e oocistos de protozoários e material fecal, a fim de que esses organismos flutuem na superfície dos reagentes com densidade específica.
É um método de grande eficiência, e por conta da purificação facilita a observação ao microscópio. Pode ser utilizado para observar qualquer estrutura pouco densa, podendo-se fazer modificações no método de forma a deixar a solução mais ou menos densa, para que ele se torne mais específico ou abrangente.
Essa técnica se baseia na propriedade que alguns ovos de helmintos apresentam de flutuarem na superfície de uma solução de densidade elevada e de aderirem ao vidro. Este procedimento é específico para a pesquisa de ovos de Ancilostomídeos.
Amostra
Fezes frescas ou formolizadas (solução tamponada de formaldeído a 5% e/ou 10% ou solução de formaldeído não tamponada).
Indicação
Ovos de ancilostomídeos e Trichostrongylus orientalis.
Os trofozoítos e os ovos operculados não são isolados através dessa técnica. O Método de Willis não é recomendado para os ovos pesados de trematódeos, ovos de E. vermicularis e ovos inférteis de A. lumbricóides. Os cistos de protozoários se retraem, ficando irreconhecíveis.
Método
1- Colocar fezes frescas, aproximadamente de 1 a 2 gramas (de varias partes do bolo fecal) em um Becker de 20 ml.
2- Completar com ¼ de solução saturada de Na Cl.
3- Homogeneizar
4- Completar os ¾ de volume
5- Colocar a lamínula sobre a boca do Becker (20 minutos)
6- Remover a lamínula
Material utilizado
Luvas descartáveis
Fezes formadas
Becker de 20 ml
Pipeta Pasteur
Lâmina
Lamínula
Cloreto de Sódio Saturado
Lugol
Procedimentos
Transferiu-se do Becker de 20mL um pouco de solução de cloreto de sódio saturada, até que alcançasse aproximadamente 0,5cm da base. Em seguida, com o auxílio de uma palheta de madeira, homogeneizou-se cerca de 2 gramas de fezes formadas nesta solução. Quando foi obtida a solução homogênea, completou-se o volume do pote com mais solução de cloreto de sódio até bem próximo a sua abertura.
Posicionou-se uma lâmina de microscópio sobre
...