Metodologia Cientifica
Dissertações: Metodologia Cientifica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariifcosta • 1/4/2014 • 425 Palavras (2 Páginas) • 644 Visualizações
Metodologia científica é o estudo dos métodos de conhecer, de buscar o conhecimento. É uma forma de pensar para se chegar à natureza de um determinado problema, seja para explicá-lo ou estudá-lo.
método é um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência, ou para alcançar determinado fim. E metodologia (do grego methodos + logia) significa o “estudo do método”.
Quanto à palavra ciência, durante muito tempo ela serviu para indicar conhecimento em sentido amplo, genérico, como na expressão “tomar ciência”, cujo significado é “ficar sabendo”. Aos poucos, porém, como veremos, ganhou também sentido restrito, passando a designar o conjunto de conhecimentos precisos e metodicamente ordenados em relação a determinado domínio do saber.
Metodologia significa, na origem do termo, estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência. É uma disciplina instrumental a serviço da pesquisa. Ao mesmo tempo visa conhecer caminhos do processo científico, também problematiza criticamente, no sentido de indagar os limites da ciência, seja com referência à capacidade de conhecer, seja com referência à capacidade de intervir na realidade.
a Metodologia Científica é o estudo dos métodos de conhecer e de buscar o conhecimento; é também o estudo dos caminhos e dos instrumentos usados para se fazer ciência.
Epistemologia : Filosofia da Ciência, a área se ocupa da fundamentação da ciência.
SENSO COMUM :
_ Espontâneo: Primário, simples e elementar. Nasce da tentativa do homem resolver seus problemas no dia a dia.
_Ametódico: Porque não possui um método, ou seja, um procedimento, uma técnica.
_Empírico: Se baseia na experiência cotidiana comum.
_Ingênuo ou acrítico: É relativo ao sujeito do conhecimento. É formado por juízos pessoais a respeito das coisas, ocorrendo o envolvimento emocional e valorativo de quem observa.
_subjetivo: Não é crítico, não se coloca como problema e não se questiona enquanto saber.
FISOLÓGICO:
_Radical: Originada do Latin radix, radicis significa raiz e, no sentido figurado, “fundamento”, “base”.
A filosofia é considerada radical porque busca explicitar os conceitos que estão na base do pensar e do agir. Investiga as raízes, os princípios que orientam nossa existência.
_Rigorosa: O conhecimento filosófico pode ser rigoroso, pois o filósofo deve dispor de um método a fim de proceder com rigor na investigação.
São vários métodos para proceder a investigações e desenvolver um pensamento rigoroso, fundamentado, coerente e expresso numa linguagem também rigorosa. Os conceitos devem ser claramente definidos.
_Saber do conjunto: Ter como característica o Saber em conjunto. Significa que a filosofia é globalizante porque, ao examinar, observa os diversos aspectos de um problema e por visar o todo, ela se torna interdisciplinar.
CIENTÍFICO
...