Metodologia Cientifica
Dissertações: Metodologia Cientifica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 6789social09 • 7/12/2014 • 612 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
OS FATOS SOCIAIS
DURKHEIM DEFINIU OS FATOS SOCIAS COMO “MANEIRAS DE AGIR, DE PENSAR E DE SENTIR QUE APRESENTAM ESSA NOTÁVEL PROPRIEDADE DE ESXISTIREM FORA DAS CONSCIÊNCIAS INDIVIDUAIS” (DURKHEIM, 1893, P. 3). OS FATOS SOCIAIS SÃO FENÔMENOS, E POSSUEM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:
COERÇÃO SOCIAL – OS FATOS SOCIAIS EXERCEM UMA FORÇA SOBRE O INDIVIDUIO, O QUE O LEVA A SE CONFORMAR COM AS REGRAS DA SOCIEDADE.
EXTERIORIDADE – OS FATOS SOCIAIS EXISTEM E ATUAM SOBRE OS INDIVIDUOS INDEPENDENTIMENTE DE SUA VONTADE.
GENERALIDADE – OS FATOS SOCIAIS SE REPETEM NA MAIORIA OU EM TODOS OS INDIVIDUOS.
FATOS SOCIAIS É TODA MANEIRA DE ATUAR, FIXADA OU NÃO, SUSCETÍVEL DE EXERCER SOBRE O INDIVIDUO UMA COERÇÃO EXTERIOR; OU AINDA, QUE É GERAL NA EXTENSÃO DE UMA DADA SOCIEDADE, CONSERVANDO UMA EXISTÊNCIA PRÓPRIA, INDEPENDENTE DAS SUAS MANIFESTAÇÕES INDIVIDUAIS.
OS FATOS SOCIAIS INCORPORAM-SE À PESSOA POR MEIO DA EDUCAÇÃO.
POR EXEMPLO: O FIEL DE UMA RELIGIÃO, AO NASCER, JÁ ENCONTRA FORMADAS AS CRENÇAS E PRÁTICAS DE SUA VIDA RELIGIOSA.
OS FATOS SOCIAIS FUNCIONAM INDEPENDENTE DO USO QUE DELES FAÇO. POR ISSO, SÃO MANEIRAS DE ATUAR, PENSAR E EXISTIR FORA DAS CONSCIÊNCIAS INDIVIDUAIS EM QUE SE MANIFESTAM. SÃO DOTADOS DE UMA POTÊNCIA IMPERATIVA E COERCITIVA. HÁ UMA VIGILÂNCIA PÚBLICA, COLETIVA SOBRE O INDIVIDUO.
O MÉTODO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM.
“Durkheim procurando conhecer a vida social, uma das preocupações dele era avaliar qual método permitiria fazê-lo de maneira cientifica, superando as deficiências do senso comum”. São os subsídios de estudo da sociologia, segundo Durkheim. Os fatos que o autor designar acontecimentos sociais, “primeiro há que estudar a sociedade no seu aspecto exterior”.
Considerando, sob esta perspectiva ela surge como eu constituída por uma certa massa de população, de uma densidade, disposta de maneira num território, dispensa nos campos ou concentradas nas cidades. Acontecimentos coletivos, como a crença, religião, independentes dos indivíduos.
“Os homens não esperaram o advento da ciência social para formularem idéias sobre o direito, a moral, a família o Estado, e a própria sociedade”; Com efeito, as coisas, sociais só se realizam através dos homens: São produtos da atividade humana. As maneiras de ser também são fenômenos de ordem coletiva que determinam o comportamento dos indivíduos, mas nesse caso há uma durabilidade no tempo, uma permanência ou estabilidade.
Muitas vezes um movimento social se inicia como maneira de atuar e pode vir a se adsorver e constituir e daí se tornar uma maneira de surgem o tempo todo.
Para Durkheim a sociologia era estudar os fatos sociais, os quais devem ser estudados como "coisas". Segundo Durkheim, o homem é um animal que só se humaniza pela socialização.
O OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA SEGUNDO DURKHEIM
Comumente ouvimos falar em sociologia, em sociólogo, sem, contudo, compreendermos realmente de que se tratam esses dois nomes. Em primeiro lugar devemos esclarecer o que é sociologia e de que trata essa ciência. Neste
...