Metodologia Cientifica Gestão Publica
Trabalho Universitário: Metodologia Cientifica Gestão Publica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleo_serra • 2/11/2014 • 334 Palavras (2 Páginas) • 827 Visualizações
Tarefa do Bloco 2
1. Como Julio Lobos conceitua desenvolvimento organizacional?
2. Quem são os responsáveis pela implantação e manutenção de um processo de intervenção (mudança planejada/DO)?
3. Como pode ser definido um processo de intervenção?
4. Qual se fala em clima organizacional talvez uma das formas em que uma intervenção possa produzir efeito é quando se consegue mudar o que?
5. Como Bennis define o desenvolvimento organizacional?
1. Judson define de maneira bem ampla a mudança organizacional. Quais os tipos de mudança organizacional mais comuns segundo esse autor?
Judson, segundo MOTTA (1971, p.32), mudança organizacional corresponde a “qualquer alteração iniciada pela administração, na situação ou no ambiente de trabalho de um indivíduo”. Sendo os tipos mais comuns: mudanças nos métodos de operação, nos produtos, na organização e no ambiente de trabalho.
2. O que é desenvolvimento organizacional, dito de forma bem simples?
São as mudanças que ocorrem dentro de uma organização.
3. O processo de desenvolvimento organizacional comporta quatro etapas, quais são elas?
• Situação real: diagnóstico da situação desejada
• Planejamento da ação: métodos de mudança, sequência.
• Implementação e follow-up.
• Avaliação
4. Em que diferem as organizações burocráticas das pré-burocráticas?
Nas organizações burocráticas quanto à seleção há um treinamento específico; a promoção dá-se por mérito ou antiguidade; a especialização dá-se por treinamento na organização; a hierarquia faz-se através da autoridade legal, de um sistema de status; as regras são legalísticas, rígidas; o mandato é permanente e os clientes são tratados de maneira impessoal, universalista.
Nas organizações pré - burocráticas a seleção dá-se através da linhagem, de relações sociais; a promoção dá-se por favoritismo, corrupção; a especialização por arbitrariedade ou hereditariedade; a hierarquia correspondente às classes sociais; as regras tradição ou capricho; o mandato depende de favores e os clientes são tratados de maneira pessoal, particularista.
5. Para onde, em geral, são dirigidas as alterações comportamentais?
Segundo MOTTA (1971, p. 43), “em geral, as alterações comportamentais são dirigidas para o desenvolvimento da comunicabilidade e da criatividade, para a formação de equipes administrativas coesas e homogêneas, para a quebra de resistência à mudança, para a valorização dos aspectos humanos do trabalho e assim por diante...”.
...