Microeconomia
Seminário: Microeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cristiano1988 • 1/9/2014 • Seminário • 384 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
1) “O impressionante volume de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos desperdiçados anualmente não só causam grandes perdas econômicas, como também tem impacto significativo nos recursos naturais dos quais a humanidade depende para se alimentar. Essa é a conclusão de um novo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, 11/09/13)” . Estudamos sobre a questão da escassez, um dos principais problemas da economia. Assim sendo, pesquise sobre o tema e elabore um texto de no mínimo 15 linhas, relacionando a questão da falta de alimentos à escassez dos fatores de produção.
Resposta:
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a crescente população mundial poderia ser alimentada, se um terço dos alimentos produzidos não fosse desperdiçado. "As implicações do desperdício nessa escala são enormes", observou José Graziano da Silva, diretor-geral da entidade. Tal fato onera, tanto os fatores de produção (terra, trabalho e capital), quanto o consumo dos bens referente às necessidade básicas ou primárias da população (produtores e consumidores), tendo em vista a escassez de tais fatores. As tendências ambientais – escassez de água fresca, perda de solo arável e aumento da temperatura decorrente do aquecimento global – estão tornando cada vez mais difícil expandir o fornecimento mundial de grãos com a velocidade suficiente para torná-lo compatível com a demanda. A água potável está diminuindo, devido o seu uso indevido. A camada arável do solo está se erodindo mais rapidamente que a formação de solos novos para a agricultura do planeta. A poluição e o desmatamento das áreas verdes provocam o aquecimento global. Além destes, outros fatores estão contribuindo para a queda na produção dos bens alimentícios, como a atual crise econômica, o aumento dos preços do petróleo, o qual faz aumentar os custos de fertilizantes e da produção de alimentos, o descaso, por parte dos produtores, em manusear, indevidamente, os produtos, etc., O crescimento populacional, a grande demanda pelos referidos bens, a escassa oferta e o desperdício, são os “grandes responsáveis” por este problema para com a economia.
Sem uma intervenção forte e rápida para enfrentar esses fatores, uma série de governos pode entrar em colapso, ameaçando a ordem mundial. Devemos ressaltar, entretanto, que a economia estuda os mecanismos de otimização dos recursos escassos e que a população mundial precisa fazer parte dessa intervenção.
...