Microeconomia E Macroeconomia
Trabalho Universitário: Microeconomia E Macroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: florianoarino • 17/10/2013 • 1.326 Palavras (6 Páginas) • 331 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2,1 Macroeconomia E Microeconomia.
2.2 Métodos Quantitativos Aplicados A Gestão Empresarial.
2.3 Ética Política E Sociedade.
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
4 REFERENCIAS.........................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Realizou-se, este trabalho com a intenção de explicar de forma ampla, clara e objetiva no campo da administração onde são apresentados os assuntos de macroeconomia e microeconomia em suas distintas relações. Os métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial explorando seus vértices em diferentes graus de complexidade, formando um conceito único e dando uma visão plena.Desta forma também expondo o conceito de ética empresarial com o sistema empresarial e seus limites no que diz respeito ao estimulo do consumo.
Na abordagem da problematização do consumo exagerado da população com as empresas induzindo a população ao consumo e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Mostrando a posição da sociedade a respeito do ambiente capitalista e consumista, fazendo uma comparação com as ações sociais realizadas pelas empresas.
1.1 MACROECONOMIA E MICROECOMIA
O conceito de economia é: ”A ciência que estuda as formas de comportamento “Humano resultante da relação existente entre a ilimitada necessidade a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos”(MOREIRA,CESAR AUGUSTO.13.2011). E propõe soluções para as dificuldades vigentes da época e no contexto ao qual ela esta inserida e dividida pela macroeconomia e microeconomia.
A Macroeconomia faz a analise da interação dos agentes econômicos no mercado adotando o principio da organização do comportamento racional de pessoa definido pela forma a aperfeiçoar as escolhas que são realizadas individualmente para alcançar os objetivos esperados ela tem uma visão reduzida ate igualar ao nível de um individuo.
Esta agrega a soma do comportamento individual para a explicação dos momentos sociais como um todo. É apontada como pequenas unidades econômicas. Como empresas e consumidores acostumados a mudanças freqüentes.
A macroeconomia tem um modelo fundamentado na microeconomia esse modelo permite compreender o papel da política monetária possibilitando saber onde estão as possíveis fontes de instabilidade. O ciclo econômico é alternado na época de recessão e de aquecimento. Uma das variáveis que tem o ponto como ponto central a inflação taxas de juros e taxas de cambio.
A inflação é entendida como o nível de atividade econômica que é medido pelo produto real da economia dois medidores são fundamentais para mensurar a inflação, o índice geral de preços (IGP) e o índice de preços ao consumidor (IPC).
O (IGP) é resultado da composição dos preços e o (IPC) é a mudança do preço no varejo. Nos anos de 1974 a 1994 ocorreu um exemplo clássico de inflação que tomou grandes proporções e constantes variações de preços no varejo. Vários planos foram criados com a finalidade de solucionar os problemas: Plano cruzado I, plano cruzado II, plano Bresser, plano feijão com arroz, plano verão, plano Collor I e plano Collor II.
As taxas de juros reais e nominais estão relacionadas com a taxa de inflação que é calculada com base nos riscos que os investimentos agregam. O conjunto desses fatores é determinante para a taxa de cambio que é o preço da moeda estrangeira medida em moeda nacional.
A microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma serie possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas ao estudo do comportamento econômico individual consumidores, e firmas bem como a produção de rendimento entre eles. A microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais as famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedores de produtos.
Os consumidores maximizam a utilidade a partir de um orçamento determinado. As firmas maximizam lucro a partir de custos e receitas possíveis.
A microeconomia procura analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de métodos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade.
A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos Teoria do consumidor: finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo. Dividido em:
Teoria do consumidor: Estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda.
Teoria da firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolistas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.
Teoria da produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para venda no mercado.
...