TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia E Macroeconomia

Exames: Microeconomia E Macroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão apresentados os conceitos básicos de Economia que determinam as análises e estudos das ações empresariais relacionadas à análise de investimentos em uma economia de mercado.

Um fator que desempenha influência significativa nos estudos econômicos é a complexidade, isto é a interdependência entre os diferentes elementos que permeiam e estruturam a sociedade: entendimentos culturais e políticas das pessoas, a divisão social do trabalho, as ações governamentais, os mercados internacionais etc.

1Microeconomia e Macroeconomia

A Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

A Taxa de Juros é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a aceitar pelo dinheiro que se pede emprestado - taxa de juro ativa - ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira – taxa de juro passiva.

Pode-se determinar a taxa de câmbio de um país como o número de unidades de moeda de um país necessário para se comprar uma unidade de moeda de outro país. Em outras palavras, é o preço de uma moeda em termos de outra.

2Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial

2.1 Medidas Descritivas -

As medidas de tendência central são utilizadas numa amostra como forma de representar todos os valores de determinada amostra num único valor. A medida de tendência central será um tipo de medida escolhida que irá representar uma concentração de medidas em torno do valor estipulado.

Existem três tipos de medida central mais utilizados em amostras: a média aritmética, a mediana e a moda.

As medidas de dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.

A amostragem será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário, a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmenteacessível. A grande vantagem deste método é que os resultados obtidos na pesquisa podem ser projetados para a população total.

2.2 Números-Índices

Números índices “são usados para indicar variações relativas em quantidades, preços ou valores de um artigo (ou artigos) durante certo período de tempo”. Eles sintetizam as modificações nas condições econômicas ocorridas em um espaço de tempo, através de uma razão. Se apenas um item é computado trata-se de um número índice simples. Se, porém, vários itens (produtos) têm suas variações computadas tem-se um número índice composto.

2.3 Deflação de Dados

O termo Deflação designa uma quebra generalizada dos preços dos bens e serviços, geralmente associada a graves recessões económicas e a restrições da procura, da produção/oferta e do emprego. Tal como a inflação, a deflação é medida como a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) - na verdade, a deflação não mais é do que uma "inflação negativa".

Ao contrário do que poderá parecer, numa situação de deflação, o consumo não tem tendência a aumentar - na realidade, se os consumidores estiverem na expectativa de que os preços continuarão a descer, adiarão as suas compras, levando a uma quebra do consumo e consequentemente das receitas das empresas. A longo prazo, esta situação poderá originar uma espiral de recessão com graves consequências para a economia.

3 Ética,Politica e Sociedade

O consumo, na atualidade, cumpre diferentes funções e sugere múltiplas referências como construção social, porém, nos padrões atuais, é precário, tanto na perspectiva ambiental quanto da construção de direitos e da cidadania. Para compreender os desafios da construção de ações e políticas capazes de renovar as práticas de consumo, problematizam-se neste artigo as respostas aos dilemas do consumo construídas por atores da sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com