Microeconomia E Macroeconomia
Trabalho Escolar: Microeconomia E Macroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 36228145 • 7/5/2014 • 1.887 Palavras (8 Páginas) • 271 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA …………………………………………4
2.2 INFLAÇÃO ……………………………………………………………………………….4
2.3 TAXA DE JUROS ……………………………………………………………………….4
2.4 TAXA DE CAMBIO ……………………………………………………………………..5
3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL ………6
3.1 MEDIDAS DESCRÍTIVAS ……………………………………………………………..6
3.2 MEDIDAS DE TENDENCIA CENTRAL ……………………………………………...6
3.3 MEDIDAS DE DISPERSÃO …………………………………………………………...6
3.4 TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILISTÍCA ………………………………..6
3.5 NÚMEROS DE INDÍCES ………………………………………………………………7
3.6 DEFLAÇÃO DE DADOS ……………………………………………………………….7
4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE ……………………………………………………..8
5 LIMITES DA ULTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ..…………………………………...9
6 CONCLUSÃO.……………………………………………………………………………10
REFERÊNCIAS ……………………………………………………………………………11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho discorrerá sobre a inflação, taxa de juros e taxa de câmbio.
A princípio abordará os metodos quantitativos e os conceitos estatísticos que são frequentemente aplicados à destgestão empresarial.
Descreve também sobre Ética, Pulítica, e Sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
2.2 INFLAÇÃO:
A inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.
A inflação pode ser divida em:
• INFLAÇÃO DE DEMANDA
É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances de a inflação da demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos.
• INFLAÇÃO DE CUSTOS
É associada à inflaçãode oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salarias fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.
• ÍNDICES DE INFLAÇÃO
A inflação possui vários índicies entre eles o IGP (Índicie geral de Preços), IPA (Índicie de Preços no Atacado), INPC (Índicie Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índicie de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índicie Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).
2.3 TAXA DE JUROS
Juro é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expreso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.
O juro pode ser compreendido como uma espécie de “aluguel sobre o dinheiro”. A taxa seria uma compensação paga pelo tomador do empréstimo para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. O credor, por outro lado, recebe uma compensação por não poder usar esse dinheiro até o dia do pagamento e por correr o risco de não receber o dinheiro de volta (risco de inadimplência).
• EXEMPLO:
TAXA DE JUROS CHEGA A 9% E MUDA REGRA DO RENDIMENTO DA POUPANÇA
Alta de 0,5 ponto percentual elevou a taxa de Selic para 9% ao ano. Poupança volta a ser calculado pela fórmula antiga.
2.4 TAXA DE CAMBIO
Entende-se por taxa de câmbio o preço de uma moeda estrangeira qualquer medido em unidades ou frações da moeda nacional. Como ocorre praticamente em todo mundo, a moeda mais ultilizada em tal aferição é o dólar norte-americano, fazendo dessa moeda a referência usual de cotação a ser ultilizada no meio financeiro nacional e mundial. Em outras palavras, a taxa de câmbio funciona como uma espécie de unidade de peso ou medida a ser aplicada no campo econômico, servindo assim como referência do custo de uma determinada moeda em relação a outra qualquer. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, assumindo maior ou menor valor com a evolução das transações financeiras do dia.
• EXEMPLO
Analistas de mercado e representantes de instituições financeiras reduziram as projeções para a taxa de câmbio e a inflação no fim deste ano. Os dados estão no Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (23/9), pelo Banco Central.
3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL
3.1 MEDIDAS DESCRITIVAS
São funções de valores de
...