Microeconomia E Macroeconomia
Ensaios: Microeconomia E Macroeconomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: graziolla • 13/5/2014 • 2.471 Palavras (10 Páginas) • 243 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho esta sendo realizadas com o objetivo de demonstrar ampla, clara e objetivamente as idéias pertinentes ao campo administrativo, englobando aos assuntos relacionados à microeconomia e macroeconomia dentro das suas diferenças e inter-relações. Explorar os métodos quantitativos à gestão empresarial e suas vertentes em vários graus de complexidade, que juntos se misturam formando um conceito sólido. Assim também demonstrado o conceito de Ética, Política e Sociedade Empresarial inseridos no contexto de manutenção do sistema empresarial e os seus limites referentes ao estimulo de consumo.
Abordar o problema do consumismo para satisfação da sociedade e os métodos de indução das empresas para vender seus produtos, mostrando uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial destes fatores que estão presentes no dia a dia do Administrador.
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
2.1 MICROECONOMIA
A Microeconomia é definida a forma de trabalhar com recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas nos direcionam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores, e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando seus fundamentos.
As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedores de produtos.
A microeconomia busca analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que determinam preços relativos entre produtos e serviços, trabalhando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade.
A microeconomia procura explicar a forma de se gerar preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio em geral perfeitamente competitivo. Dividindo-se em.
_Teoria do Consumidor: Estuda as preferências do consumidor observando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda do mercado. Determinando assim a curva da demanda.
_Teoria da Firma: Estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar os lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda também estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. Determinado assim curva de oferta.
_Teoria da produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda também as relações entre as variações dos fatores de produção e suas conseqüências no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de ofertas.
2.2 MACROECONOMIA
A macroeconomia é uma das repartições da ciência econômica que estuda medida e observações de uma economia regional ou nacional como um todo.
O estudo macroeconômico surgiu como forma de oposição ao sistema mercantilista vigente na Europa, onde na época havia dois itens mercantilistas atacados pelos clássicos eram, o metalismo (a crença de que a riqueza e o poder de uma nação estavam no acúmulo de metais preciosos) e a crença na necessidade de intervenção estatal para guiar o desenvolvimento do sistema capitalista.
A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências da economia no que diz respeito à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comercio exterior. Entre os objetivos da macroeconomia são os principais: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade dos preços e o controle inflacionário.
Dentre os principais assuntos tratados pela microeconomia e macroeconomia destacam-se três grandes temas: Inflação, taxa de juros e taxa de cambio.
2.2.1 Inflação:
Em economia a inflação é a queda de valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente citada quando se refere ao aumento geral dos preços de produtos e serviços.
A palavra inflação é usada para significar um aumento no suprimento de moeda e a axpansão monetária que é às vezes visto como a causa do aumento dos preços.
Um exemplo recente foi que depois de muitos anos basicamente controlada a inflação no Brasil, neste ano saiu um pouco fora dos trilhos e gerou muitas especulações tanto de brasileiros como no estrangeiro.
Abaixo quadro inflacionário de 1999 a 2012 com previsão para 2013:
Fonte: IBGE
Podemos ver que a previsão para este ano não vai ser real já que a previsão seria para a casa dos 5,7 e em nenhum mês deste ano ficou abaixo de 5,86.
2.2.2 Taxa de Juros: A taxa de juros é um dos meios utilizado pelo Banco Central para manter sob controle a inflação. Se os juros são derrubados as pessoas tem maior acesso ao credito e assim aumenta o consumo. Caso as empresas não estejam preparadas para a demanda crescente que isso gera, pode gerar uma pressão e o preço do produto vir a subir.
Na tentativa de controlar a inflação este ano o governo aumentou os juros e assim as pessoas deixaram de comprar, pois com juros mais altos o credito, os empréstimos o cartão de crédito e todos os tipos de financiamentos afastam as pessoas do mercado.
Abaixo noticiário sobre o último aumento na taxa de juros:
NA PENÚLTIMA REUNIÃO DO ANO, COPOM DEVE AUMENTAR JUROS PELA QUINTA VEZ SEGUIDA
Expectativa é de que a Selic suba mais meio ponto, para 9,5%, 2,25 pontos acima do patamar mais baixo da história, alcançado há seis meses
Por Redação RBA publicado 09/10/2013
VALTER CAMPANATO/ARQUIVO ABR
Aumento de Juros por conta da Inflação
São Paulo – No início da noite de hoje (9), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgará a decisão de sua penúltima reunião
...