TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mineração no Brasil e no mundo

Projeto de pesquisa: Mineração no Brasil e no mundo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.794 Palavras (12 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 12

A Mineração no Brasil e no Mundo Contexto atual.......................................... pág. 02

Perspectivas para o Período 2010 – 2030...........................................................pág. 03

Visão de cenários................................................................................................pág. 07

Plano de Desenvolvimento da Indústria Mineral................................................pág. 08

Conclusão............................................................................................................pág. 10

A Mineração no Brasil e no Mundo

Contexto Atual

O Brasil vem revigorando gradualmente a sua competitividade na atração de investimentos, em razão de determinadas reformas estruturais, com conseqüente redução do risco e custo Brasil, bem como de expectativas em relação a medidas de reestruturação do setor mineral brasileiro.

Dentre os fatores estimuladores de investimentos em exploração e produção de recursos minerais no Brasil, sobressaem o potencial geológico, o acesso a mercados de exportação, infra estruturas de transporte e energia, mão de obra especializada, capacitação científica e tecnológica, economia estabilizada e democracia consolidada.

Pelo lado das ameaças, destaca-se a competição para a qual o país deverá se preparar, não apenas frente a outros países emergentes, mas, também, perante as principais nações mineradoras que revigoram os seus climas de investimento. Destaca-se também o desafio de adequar a estrutura de intermediação financeira aos padrões dominantes na mineração mundial.

No ambiente interno sobressaem, as dificuldades de prover soluções para os desequilíbrios de contas públicas e de transações correntes, bem como para o aumento da taxa de poupança e redução do Custo Brasil. Na indústria mineral destacam-se obstáculos de natureza institucional, inclusive no que se refere a mecanismos de estímulos, volatilidade dos investimentos em pesquisa e do fluxo de descoberta de novos depósitos, assim como o aumento dos níveis de dependência a importação de determinadas substâncias minerais.

Diante ao contexto dos deslocamentos geográficos de mercados, o país vem expandindo a sua participação no mercado mundial de bens minerais, cabendo salientar as dimensões do mercado interno, bem como as demandas reprimidas durante os anos 80 até meados dos 90. Apesar da atual conjuntura de crise, é prevista a expansão de exportações, sob estímulo de fatores estruturais, tais como comportamento econômico da China, melhorias do custo Brasil e consequente aumento de sua competitividade.

Perspectivas para o Período 2010 – 2030

O estabelecimento de estratégias básicas para o desenvolvimento da mineração nacional

deve ser sintonizado com as principais tendências abaixo:

1. Tendências do Panorama Internacional

•O quadro mundial deverá continuar evoluindo para uma solução de equilíbrio tripolar,

sem rupturas dos grandes entendimentos e com a preservação das principais instituições

que conformam as atuais relações multilaterais.

•O atual processo de reestruturação e expansão de mercados deverá se aprofundar, segundo um modelo de globalização progressivamente ajustado e de competição cada vez mais intensiva.

•Intensificação do processo de deslocamento de mercados, com o crescimento progressivo da participação de países emergentes nos fluxos internacionais de investimento, produção e consumo.

•O PIB mundial deverá crescer à taxa média de 2,5% a.a.: 1,5% a.a., nas economias

centrais e 4,5% a.a. nos países emergentes. Para o comércio mundial, é admitido um

crescimento à taxa média de 4% a.a.: 3% a.a. nas economias centrais e 6% a.a. nos países emergentes.

No campo da indústria mineral, são admitidas as seguintes tendências no plano internacional:

•a globalização dos mercados de commodities mínero-metalúrgicas seguirá favorecendo a expansão de empresas que atuam em diversos países e/ou regiões;

•o transporte e a energia se afirmarão cada vez mais essenciais à indústria mineral, absolutamente dependente do deslocamento de grandes massas, a longas distâncias;

•a comercialização, embora efetuada dominantemente através de transnacionais, estará

crescentemente sujeita às determinações vigentes entre os blocos regionais.

•a lavra, o beneficiamento e a metalurgia aumentarão sua intensidade de capital, com a

intensificação do uso de sistemas de controle automatizados e/ou robotizados;

•as operações de beneficiamento e refino priorizarão o uso de reagentes biodegradáveis (na concentração) e na utilização de processos de menor apelo energético (em todas as operações);

•novas posturas ambientais, estimularão o fortalecimento de PMEs, que se tornarão mais rentáveis, com base na utilização intensiva das técnicas de reciclagem.

•impulsionadas pela preocupação ambiental, novas rotas tecnológicas buscarão substitutos dentro de critérios de melhor relação custo / benefício.

•novas oportunidades de geração de valor em empreendimentos mínero-industriais, em

países em desenvolvimento, surgirão com o Protocolo de Kyoto – que busca reverter o

processo de aquecimento global,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com