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Mitos

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Por:   •  25/2/2015  •  Artigo  •  8.064 Palavras (33 Páginas)  •  519 Visualizações

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Mito

O deus Thor dos vikings na Batalha contra os gigantes. Pintura de Mårten Eskil Winge (1872).

Um mito (do grego antigo μυθος, translit. "mithós") é uma narrativa de caráter simbólico-imagético, relacionada a uma dada cultura, que procura explicar e demonstrar, por meio da ação e do modo de ser das personagens, a origem das coisas (do mundo; dos homens; dos animais; das doenças; dos objetos; das práticas de caça, pesca, medicina entre outros; do amor; do ódio; da mentira e das relações, seja entre homens e homens, homens e mulheres e mulheres e mulheres, humanos e animais; enfim, de qualquer coisa fantasiosa que seja).

Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do homem - em cerimônias, danças, orações e sacrifícios.

O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo puramente maravilhoso) de diversas comunidades. Acontecimentos históricos podem se transformar em lendas, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura, e serem erroneamente chamados de mito. Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos das civilizações antigas, mas há de se lembrar que muitas comunidades contemporâneas ainda se valem e muito do mito que, organizados, constituem uma mitologia - por exemplo, a mitologia grega, a mitologia romana, etc.

Tipos de mitos

Cosmogonias: mitos de origem e destruição, incluindo os messiânicos e milenários.

Mitos folclóricos

Mitos fundadores, onde se explica a origem de um rito, uma crença, uma filosofia, uma cidade ou comunidade

Mito narrativo

Mitos de providência e destino

Mitos de renascimento e renovação, incluindo os de memória e esquecimento

Mitos de seres superiores e seus descendentes

Mitos de tempo e eternidade

Soteriológicos: de salvadores e heróis

Mito fundador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A história de um grande dilúvio é um importante mito fundador em diversas culturas. Esta gravura ojíbua retrata Nanabozo.

Mito fundador (aition, em grego), é o mito etiológico que explica a origem de um rito ou de uma cidade, um grupo, uma crença, uma filosofia, uma disciplina, uma idéia ou uma nação. Um mito fundador pode constituir um exemplo primário, como o mito de Íxion representou o exemplo primeiro de um assassino que se tornou impuro por causa de seu crime, necessitando assim de uma purificação pela catarse.

Os mitos fundadores são comuns na mitologia grega e na cultura religiosa derivada da Bíblia. Segundo Walter Burkert, "antigos ritos gregos estavam associados a grupos definidos e por consequência a determinadas localidades, isto é, santuários e altares que haviam sido estabelecidos por todo o sempre".1 Desta forma mitos fundadores gregos estabeleceram as leis que regiam as relações entre certas divindades e sua comunidade adorante, a qual ligava sua ancestralidade ao herói ou deus central àquele mito. Esses mitos também podiam justificar a mudança de uma ordem antiga para outra.

No pensamento grego o passado mítico tinha raízes históricas factuais, e seus primeiros protagonistas eram vistos como o elo entre os mortais e o mundo divino.2 Referendava-se assim atos sociais, políticos e morais presentes em função da estrutura e desenvolvimentos do mito fundador, consolidando a ordem social.3 Calímaco, poeta helenista, escreveu um livro, Aitia, onde se encotram inúmeros exemplos de mitos fundadores. Exemplo de mito fundador romano é a história de Rômulo e Remo, fundadores de Rom

Mito narrativo

Narração identitária, em que as personagens são geralmente deuses ou outros seres sobrenaturais cujos feitos fazem parte da cosmovisão de uma determinada comunidade. Segundo Manuel Antunes, na sua Teoria da Cultura, o mito pode ser entendido como uma história de fundo lendário, em que determinada sociedade ou grupo faz assentar as suas concepções do mundo e da vida, os seus sentimentos, os seus usos e costumes, as suas instituições.

Alexandre Parafita reforça esta teoria reconhecendo que os mitos, enquanto narrações identitárias, são alegorias reinventadas pelos povos para perpetuarem as suas verdades e os seus conhecimentos, expressando e justificando princípios, referências históricas e geográficas, conceitos morais, filosóficos, ou teológicos.

Para este etnólogo, que estuda os mitos populares portugueses no seu contexto de uso, é frequente o mito ser confundido com a lenda, devendo fazer-se a distinção com base na ritualização presente ou passada das narrações. Isto porque só há mito onde há rito. “A lenda não se ritualiza. Se tal acontece, então não é lenda, é mito. O rito ilustra-o e dá-lhe sentido. Através das repetições rituais, o mito materializa-se e as comunidades ganham a noção de pertença a um tempo cósmico que permanece por cumprir. Um tempo que, do passado longínquo, traz uma seiva identitária para dar vida e sentido ao presente e ao futuro (in PARAFITA, A – A Mitologia dos Mouros, 2006).

Mitologia

Prometeu (1868 por Gustave Moreau)

O termo mitologia pode referir-se tanto ao estudo de mitos, ou a um conjunto de mitos.1 Por exemplo, mitologia comparada é o estudo das conexões entre os mitos de diferentes culturas,2 ao passo que mitologia grega é o conjunto de mitos originários da Grécia Antiga. O termo "mito" é frequentemente utilizado coloquialmente para se referir a uma história falsa,3 4 mas o uso acadêmico do termo não denota geralmente um julgamento quanto à verdade ou falsidade.4 5 No estudo de folclore, um mito é uma narrativa sagrada que explica como o mundo e a humanidade veio a ser da forma que é atualmente.5 6 7 Muitos estudiosos em outros campos usam o termo "mito" de forma um pouco diferente.7 8 9 Em um sentido muito amplo, a palavra pode se referir a qualquer história tradicional.10

Os mitos são, geralmente, histórias

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