Mixagem Dj ou Transição
Por: Dj Wallace • 10/7/2018 • Seminário • 949 Palavras (4 Páginas) • 140 Visualizações
Mixagem DJ ou transição
2º Workshop Dj –
Por - Wallace Mix
Contextualização da Mixagem
O DJ é um profissional que seleciona e reproduz musicas, até mesmos de própria autoria, previamente gravadas ou produzidas na hora para um determinado público alvo nos mais diversificados ambientes ou modos.
Não se trata de um simples colecionador de musicas que expõe seu gosto musical, é um influenciador de modas e tendências e atualmente existe todo um mercado que envolve esse profissional. O DJ desenvolveu estilos e hábitos próprios. Ele tem a responsabilidade e a finalidade de comandar o som nas festas e eventos e manter o público animado.
A diversidade de espaços de trabalho resultou no mais variados estilos de profissionais:
- De Festas: Voltado pras festas de crivo privados, tem em sua maioria das vezes suas relações de trabalhos com equipes de sonorização (bailes de formatura, debutantes, casamento e etc.).
- De Clubes: São profissionais com relações trabalhistas a clubes, danceterias e bares.
- Eletrônicos: São profissionais com estilo musical mais especifico no cenário da musica eletrônica.
- Artísticos: São autônomos com relação ao seu trabalho possuindo os mais variados estilos apresentando seu nome profissional como marca do seu trabalho ou estilo.
- Turntabilistas (aportuguesado): DJs que praticam o Turntablism, a arte de manipulação de sons se apresentando em competições ou bandas.
Vale ressaltar que os profissionais DJs perpassam em sua carreira pelos mais variados ambientes e estilos, podendo até transitar no seu portfolio de trabalho para toda variedade da cena DJ.
O DJ pode usar diversas ferramentas para interagir com seu publico, e geralmente, três delas cabe somente ao próprio profissional; carisma – repertorio – mixagem.
Entretanto nada define mais o profissional DJ do que sua técnica de transição ou mixagem, que no inicio da década de 90 se consolida como o principal atributo do DJ graça a fase digital da musica.
E nos últimos anos graças à evolução do equipamento DJ a arte da mixagem se desenvolve a passos largos no mundo inteiro e apesar de classificarmos como técnicas, que podem ser estudadas e treinadas, na cultura DJ ela é definida como “arte”, pois o principal segredo não está no equipamento, nem na musica, nem na plataforma, mas sim na criatividade impulsionada pelo talento.
Tipos de Mixagem
Algumas técnicas de mixagem.
Mix Simples: Se trata da mixagem com a simples colagem dos BPMs e compassos, muito usado na dance dos anos 90 e consolidada com o pitch tipo régua e faders deslizantes.
#ficaadica: Respeite a estrutura da musica.
Mix cut: Se trata da mixagem feitas através do “corte seco” é usada nos mais variados estilos, mas tem grande afinidade com a musica eletrônica, foi consolidada com a invenção do Crossfader.
#ficaadica: O controle de volume dos canais é fundamental
Mix de equalização e efeito: É a mixagem simples na qual seu impacto e construção é moldado ao vivo pelo dj usando a equalização é efeitos dos mixers, atualmente é usado em todos estilos musicais, mas foi integralmente abraçado pela musica eletrônica, se consolidou no inicio dos anos 90 com os efeitos e equalização por canal nos mixers.
#ficaadica: Faça da tecla sync ou contadores de BPMs aliados
Mix eco: É um estilo de transição, onde se usa com criatividade o efeito do eco, consolidada no últimos anos a evolução dos controles de parâmetros desta ferramenta, pode ser usado em qualquer estilo, entretanto é usado por DJs de Hip Hop.
#ficaadica: Usado da maneira correta permite mudanças de estilos musicais e BPMs de forma elegante.
Mix Spin Back: Na simples colagem dos BPMs e compassos, puxa-se o disco da musica de saída de forma rápida ou longa respeitando a estrutura musical. Apesar de sempre estilo usado para usuários de toca-discos atualmente o efeito está presente em diversas controladoras e CDJs
...