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Mixagem de Kick e Baixo

Por:   •  15/10/2018  •  Abstract  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

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How to mix kick and bass

Intro –

A Acústica do ambiente influencia muito, principalmente quando se trata de frequências low end. Essas frequências em um Studio acusticamente mal tratado podem gerar ao produtor uma falsa impressão de que a mix está boa, e consequentemente uma surpresa negativa ao tocar suas músicas em outros ambientes ou soundsystens (dicas: referencie sua mix não só no ouvido mas também a partir da analise da representação gráfica do estéreo no spectrum ou span. Utilize bem os equalizadores em todos os canais da musica, sem exceção.) O posicionamento do kick e do baixo na imagem stereo da musica deve estar sempre em mono. (Quanto mais agudos os elementos, mais interessante é a ampliação do stereo. Como kicks e baixos são os elementos principais, mais graves e constantes devem estar posicionado sempre no centro dos auto falantes. )

Evitar boostar frequências graves pois na maioria das vezes não surte tanto efeito como esperado (experimente um compressor multibanda como c4 ou saturn)

Freq. range

        A maioria das frequencencias low end dos kicks e baixos são entre 60 e 250 hz. Antes de 60 são consideradas “sub bass” e acima de 250 já escuta-se os harmônicos mais altos. (no psytrance, o kick é o elemento mais grave e portanto, estará anteriormente posicionado ao baixo na imagem gráfica. Frequências principais do kick entre 60 e 100 (confirmar, 100 já é mt).

How to mix the kick

        Na maioria dos senários, o kick é o elemento que conduz a música (estabiliza e varia a energia e dita o ritmo). É importante, além de escolher um bom sample, prestar um pouco de atenção a mixagem desse sample escolhido.

  1. Escolha um bom kick – parece obvio mas é muito importante que antes do processo de mix, seja escolhido um bom sample a ser trabalhado. Isso poupara tempo e trabalho, além da possibilidade de surpresas desagradáveis na hora da mixagem (tentativas de boost nas frequências mais graves podem ser bem menos efetivas do que a escolha de um kick que comece com mais energia.)
  2. Tom harmônico (nota) – é muito importante que o kick esteja sintonizado com a nota principal da musica (e principalmente do baixo), isso garante um groove melhor, além de encaixar melhor na mix. Identifique a nota fundamental do sample escolhido e se possível module o pitch ou o tune para chegar a nota desejada.

[pic 1]

                                        (Notas fundamentais)

Obs: “ponto de pressão” – é aonde o kick bate no peito, geralmente 1 harmonico acima da nota fundamental. É possível que tenha uma ressonância nesse ponto, analise.

[pic 2]

                                        (ponto de pressao)

 (Em alguns casos, o kick na “5th scale” pode combinar com o resto da musica, entretando, deve-se tomar cuidado e preferir que ele esteja na mesma nota que o baixo para evitar um conflito entre esses dois elementos por espaço na mix.)

  1. Tail lenght – “cauda do kick” – mais visível nos canais de áudio – por se tratar de frequências mais graves, pequenos ajustes nesses tails podem fazer uma grande diferença positiva ou negativa na sua mix.

- fade out: pode abaixar a “cauda” do kick de diversas maneiras. Utiliza-se esse recurso para um melhor encaixe do kick com o baixo, assim como para controlar um pouco a timbragem do kick (tomar cuidado  para não deixar o kick soando magro demais)

Equalização do kick

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