Moda Casual
Resenha: Moda Casual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miranda2030 • 10/5/2014 • Resenha • 347 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
Moda casual
A moda contemporânea está sendo marcada por um fenômeno que começa a se espalhar cada vez mais rápido, tornando mais difícil definir quais serão os caminhos que a própria moda seguirá a partir de agora.
As tendências não desapareceram. Elas continuam em desfiles e semanas de moda, no entanto, progressivamente minimizadas. O que acontece agora é a valorização do gosto pessoal e do estilo. Apesar de moda e estilo caminharem juntos, há uma diferença abismal entre os dois aspectos. O estilo está muito mais ligado a uma questão de identidade pessoal e personalidade; é uma imagem que comunica uma essência. O estilo é individual e atemporal. Já a moda surge a partir dos diferentes estilos, segue tendências e é absolutamente massificadora e efêmera.
Atualmente é possível observar uma multiplicidade de estilos. Ao longo da década de 90 houve o fortalecimento de um processo de mudança, que veio da necessidade, especialmente dos jovens, de identificar-se com o outro. As subculturas ganharam força; os jovens passaram a se reunir em grupos de indivíduos semelhantes entre si.
A partir daí, cada um passou a se vestir a sua própria maneira. Embora houvesse semelhança entre os membros de um grupo ou tribo, definitivamente há uma subjetividade que os diferencia. O que acontece hoje é um fortalecimento dessa subjetividade, o enfoque partiu para o individual em detrimento do grupo.
No mundo contemporâneo, praticamente tudo é usado. A criatividade e a personalidade são os principais elementos componentes dos estilos, por isso essa pulverização. Isso explica o “boom” da customização, em busca da exclusividade absoluta.
A liberdade de escolha é extremamente ampla, não existem muitas regras. E isso se configura num plano bem mais complexo do que a definição e rotulação de estilos grupais; as misturas visuais dos trajes são próprias de cada um, originais. É o fenômeno do comportamento individual.
A moda foi invadida pela cultura e pela sociedade, e mais do que isso, pela personalidade individual, inerente à condição humana e cada vez mais evidente. Muito embora as tendências ainda permaneçam na moda contemporânea, elas estão diluídas e etéreas, entrando em um processo que parece progressivo.
...